Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: 165 dos infectados são profissionais de saúde


Terça, 24 de Março de 2020

Portugal tem 165 profissionais de saúde infectados com o novo coronavírus, dos quais 82 são médicos e 37 enfermeiros, confirmou ontem o secretário de Estado da Saúde. Os restantes profissionais com Covid-19 estão distribuídos entre outras classes de prestação directa de serviços como assistentes operacionais e assistentes técnicos.
António Lacerda Sales falava na conferência de imprensa diária de actualização de informação relativa à infecção pelo novo coronavírus, que confirmou a existência, até às 11h00 de ontem, de 23 mortos (mais nove do que no dia anterior) e de 2.060 casos positivos (mais 460 do que os números apresentados no domingo, o que representa um aumento de 22,3% de casos confirmados de Covid-19 em Portugal.
O Norte continua a ser a zona mais afectada, com 1007 casos, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, com 737. No entanto, o número de infectados na região Centro também tem vindo a aumentar. Ontem foram confirmados 238 casos positivos, mais 58 do que os revelados pela Direcção-Geral de Saúde(DGS) no domingo. Segue-se o Algarve (42), os Açores (11), a Madeira (9) e Alentejo (5). Destaque ainda, pela positiva, o aumento do número de recuperados, que passou de 5 para 14 (mais nove).
Dos 2.060 casos ontem confirmados, há 201 pessoas internadas e, destas, 47 em Unidades de Cuidados Intensivos tendo, em ambos os casos, registado um aumento em relação ao dia anterior.

Regateiro indisponível para briefing com jornalistas
O Diário de Coimbra pretendia ontem, entre outros assuntos mais de âmbito local, questionar Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) sobre a evolução dos casos naquela unidade hospitalar, assim como o número de profissionais de saúde infectados, mas o responsável, ao contrário do que havia ficado agendado, não esteve disponível para fazer o briefing (por videoconferência) com os orgãos de comunicação social da região «em virtude do surgimento de compromissos inadiáveis, não compatíveis com o pré-agendamento» do encontro. O nosso jornal aguarda ainda resposta ao email enviado a questionar sobre o número de profissionais de saúde infectados nos hospitais do CHUC.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu