Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Linha Municipal de Emergência Social já entrou em funcionamento


Terça, 24 de Março de 2020

O Município de Viseu já tem em funcionamento a Linha Municipal de Emergência Social ‘Viseu Ajuda’, um serviço de apoio disponibilizado durante o período crítico da pandemia de novo coronavírus.
Tal como o nosso Jornal já tinha noticiado ontem, a medida destina-se exclusivamente e a pessoas e famílias residentes no concelho, carenciadas, em isolamento, mobilidade reduzida ou outra situação de emergência social, que necessitem de uma resposta imediata para um conjunto de bens e serviços básicos, urgentes e inadiáveis.
Este serviço de apoio social estará em funcionamento sete dias por semana, de segunda-feira a domingo, entre as 9h00 e as 20h00, sendo acessível por telefone – através do número gratuito 800 210 098 – ou pelo email [email protected].
O Viseu Ajuda recebe e encaminha, através da rede social concelhia, pedidos urgentes para resposta a quatro serviços, nomeadamente, fornecimento/entrega de refeições a pessoas carenciadas ou em situação de quarentena; aquisição e/ou transporte de medicamentos (não inclui o pagamento dos mesmos, com excepção de situações de carência comprovada); aquisição e/ou transporte de bens de supermercado (não inclui o pagamento dos mesmos, com excepção de situações de carência comprovada); e pequenas reparações domésticas urgentes (que ponham em causa a habitabilidade da casa) destinadas a famílias carenciadas e idosos com dever especial de proteção (a partir dos 70 anos, nos termos do decreto-lei que regula a execução do Estado de Emergência).
“Com esta Linha pretendemos agilizar e garantir respostas sociais urgentes ao domicílio, que não as correntes prestadas pela Segurança Social e pela Acção Social do Município, facilitando o acesso de pessoas e famílias em situação de emergência às respostas da rede social concelhia e articulando os serviços das diferentes entidades”, explica o presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques.
“Contamos com toda a rede social concelhia, com as nossas freguesias e também com uma bolsa de empresas e munícipes voluntários, apelando especialmente às IPSS de base local que mantenham a sua actividade, reorientando os seus meios para as repostas sociais mais urgentes”, reforça o o autarca.
O serviço de apoio social conta com uma vasta equipa de colaboradores e serviços do Município de Viseu e assenta numa cooperação activa com a Segurança Social, IPSS, freguesias e tecido associativo local, por forma a garantir a operacionalidade de todo o serviço, refere a autarquia em comunicado. |


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu