Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fórum Vê Portugal adiado para Setembro


Terça, 24 de Março de 2020

A Turismo Centro de Portugal e a Câmara de Caldas da Rainha decidiram adiar a realização do 7.º Fórum Turismo Interno Vê Portugal. Inicialmente prevista para os dias 4 a 7 de Maio, o evento irá realizar-se de 28 Setembro a 1 Outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Tal decisão deve-se à pandemia de COVID-19 que se verifica por todo o mundo e que obrigou ao encerramento de eventos e da actividade nos mais diversos sectores, nomeadamente, o do turismo.
O fórum Vê Portugal “é uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno”. Desafios que, em Setembro, são definitivamente diferentes daqueles que estariam em discussão antes da pandemia de Covid-19. Afinal, com o sector do turismo completamente parado, haverá que definir estratégias que potenciem um renascer. Uma aposta que poderá ser ganha com as duas novidades previstas para a edição deste ano.
A primeira novidade é o aumento da duração do fórum, que passa de dois para quatro dias. Este programa alargado deve-se à realização de uma bolsa de contactos “One-To-One Meetings” e de uma visita guiada ao território. A bolsa de contactos destina-se a operadores turísticos nacionais, empresários do sector da hotelaria e turismo, líderes de opinião e outros profissionais.
“O objectivo é incentivar os contactos de negócios entre os participantes, promover internamente o Centro de Portugal enquanto destino privilegiado de produtos turísticos diferenciados e reforçar a importância do turismo interno no sector turístico em Portugal”, como explicou o presidente da Turismo Centro de Portugal na apresentação do evento.
Destacando a importância da realização deste fórum, em especial face à situação delicada que o país atravessa, devido à ameaça do Covid-19, Pedro Machado sublinhou que “o Fórum Vê Portugal quer ser um sinal de esperança, num momento difícil para o país e para este sector”. “Esta região está habituada à adversidade e acreditamos que este evento, o maior que se realiza em Portugal sobre o mercado interno de turismo, representa um sinal positivo que vai assinalar essa retoma da actividade normal”, afirmou, reconhecendo que se quer “um Centro de Portugal mais forte, mais robusto, mais competitivo, com resultados melhores de ano para ano“.
Ana Abrunhosa, Albert Salman, da Fundação “Green Destinations”, John T. Bowen, da Universidade de Houston, Mieke Broeders, da Comissão Executiva da European Network for Accessible Tourism, Marta Poggi, consultora de Turismo Digital, Carlos Melo Brito, da Universidade Portucalense, Tiago Phillimore, da TAP, José Maria Júdice,Travel da Google, Simon Press, director da WTM London, Roberto Antunes, do NEST, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal são alguns dos oradores neste 7.º Fórum de Turismo Interno Vê Portugal.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu