Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Autarca confirma morte de mulher de 94 anos infectada pelo covid-19


José Alberto Lopes / com Lusa Terça, 24 de Março de 2020

Uma mulher de 94 anos, que internada na unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia de Resende, não resistiu à infecção provocada pelo novo coronavírus. A confirmação foi dada ontem pelo autarca do Município de Resende, Garcez Trindade.
“A senhora, que padecia de problemas respiratórios, veio a falecer ontem, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sou-sa. Foi o primeiro caso positivo no concelho”, referiu.
O caso foi divulgado no sábado, depois de a utente da unidade ter sido encaminhada na sexta-feira para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
Garcez Trindade garantiu que, assim que foi confirmado o caso, “se procedeu de imediato ao isolamento da unidade, havendo um acompanhamento dos restantes 13 doentes, que fizeram ontem de manhã os testes laboratoriais para determinar se também estarão infectados”.
Os 32 funcionários afectos à unidade vão estar em quarentena durante 14 dias, tal como determinado pela Administração Regional de Saúde do Nor-te. Entretanto, outros funcionários da Santa Casa da Misericórdia passam a assegurar o acompanhamento dos doentes internados, referiu igualmente o autarca.
Nos últimos dias, a autarquia procedeu à desinfecção exterior da unidade, já depois de a instituição ter assegurado a desinfecção das enfermarias no sábado.
“Nesta altura, os lares de idosos são autênticos vulcões, sendo necessário muito cuidadado”, concluiu.
Misericórdia precisa de
enfermeiros voluntários
Autarquia e Misericórdia pediram ontem aos enfermeiros disponíveis que se voluntariem para trabalhar nesta instituição, que se encontra "com falta de pessoal qualificado", devido à covid-19.
O apelo, colocado no Facebook do município, é feito "a todos os profissionais de saúde na área da enfermagem que tenham alguma disponibilida-de para se voluntariarem a colaborar com a Santa Casa na prestação de cuidados de saú-de aos utentes da instituição".
“Apelamos a que sejam empenhados todos os esforços para ajudar neste momento difícil. Vamos ser solidários com quem precisa", sublinha.|
* com Lusa


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu