Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid19: Mais de 150 oficiais das FA na reforma ofereceram-se para ajudar


Segunda, 23 de Março de 2020

Mais de 150 oficiais na reforma ofereceram-se para ajudar no combate à pandemia de covid-19, na sequência de um apelo da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), foi hoje anunciado. Em declarações à Lusa, o tenente-coronel António Mota, presidente da AOFA, afirmou que a associação recolheu, em apenas dois dias, 119 a inscrição de voluntários, totalizando, no final, 153 ofertas de militares já na reforma.
A AOFA lançou, em 16 de Março, um apelo a oficiais na reforma para reforço imediato de efectivos devido à pandemia de covid-19. Dias depois, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) fez um pedido idêntico, aceitando inscrições de voluntários de militares na reserva e na reforma e respectivos familiares, de civis e ex-militares que se identifiquem com a instituição e que ajudem no reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Nessa altura, a AOFA pediu a quem se tinha inscrito na associação que o voltasse a fazer na plataforma do EMGFA para o efeito, totalizando 153 voluntários, disse António Mota. A maioria deles, cerca de 80, são oficiais com menos de 65 anos, não pertencendo ao grupo de risco, a partir dos 70 anos, acrescentou.
A associação enviou uma carta ao Ministério da Defesa Nacional alertando que alguns dos voluntários estão na faixa dos 70 anos.
António Mota elogiou a disponibilidades dos oficiais em “ajudar neste momento de emergência nacional”, dando o exemplo de um deles que se ofereceu “nem que fosse para colar cartas”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu