Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Autarcas pedem mais testes de despistagem


Segunda, 23 de Março de 2020

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra mostrou-se ontem preocupado com o aumento do número de casos da covid-19 e instou a Administração Regional de Saúde do Centro a realizar mais testes de despistagem.
Em comunicado, a CIM de Coimbra informa que o seu presidente, José Carlos Alexandrino, «tem estado em contacto permanente com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, com as entidades de protecção civil e com os 19 presidentes dos municípios desta região», advogando que, «face ao aumento registado de casos positivos, é urgente tomar medidas no que toca a aumentar a capacidade de realização de testes».
Citado na nota, o responsável defende que «se deve seguir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, através do seu director geral, Tedros Ghebreyesus, no dia 16 de Março, deu a indicação de que só com testes de despistagem em massa e com medidas de isolamento será possível conter a pandemia» da covid-19. Apelou, por isso, à ARS do Centro, para alargar os testes de detecção do novo coronavírus. Para o presidente da CIM daquela região do centro do país, testes em larga escala para os casos suspeitos ainda são a melhor alternativa para conter a disseminação do vírus, pelo que seria «importante agilizar todas as formas de proceder à realização de testes, incluindo a mobilização de laboratórios privados, centros de testes e outras formas que possam ser adequadas para chegar a este objectivo».

Testes apenas no CHUC
Recorde-se que neste momentos, na região, os testes apenas podem ser feitos no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, enquanto que em outras regiões do país começam a ser instalados vários postos - mesmo na rua - onde as pessoas indicadas pelo SNS podem efectuar o teste.
O Algarve, por exemplo, passou a contar a partir de ontem com um centro para a despistagem da covid-19, montado junto ao estádio Algarve, entre Faro e Loulé, permitindo rastrear os casos referenciados pelos hospitais e pela linha de apoio ao médico. O centro de recolha está instalado num tenda, junto à entrada principal do Estádio Algarve, funcionando em modelo 'drive thru', ou seja, os cidadãos não necessitam de sair do automóvel para realizar a colheita, sendo o atendimento efectuado através da janela da viatura. As colheitas são depois analisadas no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve, situado frente ao estádio, e a resposta obtida «em oito horas», explicou em conferência de imprensa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado.
 A Norte, a Câmara do Peso da Régua anunciou ontem que vai instalar um centro de rastreio ao novo coronavírus no Hospital D. Luiz I, em articulação com um laboratório de análises clínicas privado. A Câmara de Santa Maria da Feira anunciou a abertura, este sábado, de um centro local de rastreio à Covid-19 a funcionar no centro de congressos Europarque com capacidade para realizar 400 testes por dia.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu