Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Hospital de Leiria actualiza plano de contingência com medidas mais restritivas


foto: Arquivo Segunda, 23 de Março de 2020

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) actualizou o seu plano de contingência com novas medidas restritivas para protecção de utentes e profissionais devido ao contexto epidemiológico actual, caracterizado pelo elevado risco de contágio pelo novo coronavírus.
As novas medidas, já comunicadas aos profissionais do CHL, consistem, num modo geral, numa restrição de acessos ao CHL. Assim, o acesso a profissionais/utentes será realizado unicamente pelas entradas principais, com excepção dos utentes da Consulta Externa que poderão manter esta entrada para acesso à mesma.
Além disso, à entrada nos edifícios do CHL será feita monitorização da temperatura corporal a profissionais, acompanhantes e utentes, que em caso de febre serão encaminhados para a área de contingência.
O CHL acrescenta ainda numa nota de imprensa que avançou com a suspensão das visitas, restringindo a entrada a um acompanhante/cuidador, sem a possibilidade de troca, nos serviços de internamento.
Por outro lado, nos serviços de internamento em que se aplique o uso de equipamentos de protecção individual, por parte do acompanhante/cuidador, essas entradas ficarão suspensas.
“Sempre que possível, e não exista prejuízo no processo assistencial e por decisão do Médico Assistente, deverá ser dada preferência à realização de consultas não presenciais, evitando a deslocação dos utentes ao hospital”, referiu o CHL na nota de imprensa, acrescentando que fica suspensa a entrada de acompanhante/cuidador no Hospital de Dia (incluindo sala de espera).
Também ao nível da restauração, o CHL recomenda o uso de máquinas de venda automática em detrimento dos refeitórios e bares. Além disso, nos refeitórios, de acesso restrito a profissionais do CHL, apenas é permitida, em simultâneo, a presença de 32 pessoas, no caso do HSA, e 10 no caso do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, emAlcobaça, e do Hospital Distrital de Pombal.
Já o bar externo do HSA destina-se em exclusivo a utentes e pessoal externo ao CHL, e o bar externo do Hospital de Alcobaça destina-se a profissionais do CHL, assim como os bares da Casa de Pessoal do HSA e do Hospital de Pombal.
“Recorda-se ainda que se man­tém a restrição a um acompanhante (24/24) no Serviço de Pediatria, e no Serviço de Urgência Ginecológica/ Obs­tétrica é apenas permitida a entrada de um acompanhante na sala de partos. Estão também suspensas todas as actividades com entidades externas ao CHL, assim como estágios, Comissões Gratuitas de Serviço no estrangeiro, cerimónias religiosas na capela do HSA, consultas de preparação para o parto e o circuito de visita guiada pré-natal”, pode ler-se na mesma nota.
O Conselho de Administração do CHL informa ainda que “encontrando-se o grau de risco em constante avaliação pelas entidades competentes da área governativa da saúde, as medidas agora enunciadas serão monitorizadas, e divulgada a sua actualização ou reposição”. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu