Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Empresários assumem liderança na excelência da região de Viseu


Eduarda Macário Segunda, 23 de Março de 2020

O mundo enfrenta hoje um dos mais difíceis desafios: uma pandemia que já fez mais de 13 mil mortos em todo o mundo e está a alterar a realidade social e económica como a conhecíamos. Portugal não é excepção vivendo em estado de emergência com o encerramento de fronteiras, de empresas e com milhares de trabalhadores em casa. Um cenário onde as Pequenas e Médias Empresas dos mais diversos sectores de actividade já se encontram fechadas, dando sinais muito evidentes das dificuldades que vivem.
É dentro deste cenário muito preocupante que o Diário de Viseu decidiu publicar este trabalho sobre as PME Líderes e de Excelência reconhecidas pelo IAPMEI no distrito de Viseu, em 2019, que muito contribuem para o equilíbrio do estado social criando emprego e riqueza.
E no distrito de Viseu existiam em 2019, 268 PME Líder, das quais 76 são PME Excelência. Números que colocam em destaque a região e reconhecem a coragem dos empresários e a sua visão estratégica para crescerem e se afirmarem no contexto local, regional e nacional. Mas também no contexto internacional onde muitas delas ganham espaço.
A maioria das PME Excelência que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, desenvolvem a sua actividade nos sectores do Comércio (28,9%) e da Indústria (28,9%).
As empresas premiadas são maioritariamente de pequena dimensão (51), correspondendo a 67% do total. Já as empresas de média dimensão (16) representam 21% das premiadas e as microempresas representam 12% deste universo (9).
Em conjunto, as PME Excelência de Viseu são responsáveis por 2. 646 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 273 milhões de euros, o que representou um crescimento médio de 19,5% em relação ao ano anterior. As exportações registaram uma taxa de crescimento de aproximadamente 26,6% atingindo os 67 milhões de euros. Com um activo líquido global de superior a 279 milhões de euros, as PME Excelência 2019 do distrito apresentaram uma autonomia financeira média de 64,5% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 19,1%.
Estas empresas que se destacam no universo do empreendedorismo das regiões e do país, são os verdadeiros motores da economia local e nacional contribuindo para criar emprego e riqueza nos territórios, muitos deles de baixa densidade e com um conjunto de estrangulamento ao crescimento e desenvolvimento.
Ser PME Excelência é um reconhecimento público do trabalho, da estratégia, dos investimentos assumidos pelos empresários no crescimento da sua empresa no mercado em que se movimenta. Riscos que são assumidos pelos empresários e pelas empresas e que anualmente são reconhecidos publicamente pelo IAPMEI em conjunto com a Turismo de Portugal, a banca e as sociedades de Garantia Mútua.
Empresas que, com a ajuda dos diversos programas de apoio e incentivo, ou de forma individual vão criando as condições para promoverem o desenvolvimento dos territórios em que se instalaram e continuam a marcar a diferença mostrando que, apesar do esforço redobrado para se manterem no mercado, este reconhecimento é a garantia de que estão no bom caminho.
E a prova dessa coragem está também na diferença que um significativo número de empresas vai fazendo em áreas tão importantes como a exportação, a produtividade, a criação de valor, o crescimento e o emprego entre muitos outros factores essenciais para a criação de riqueza.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu