Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Doentes transferidos dos Covões para o libertar para o Covid-19


Sábado, 21 de Março de 2020

Doentes, de várias especialidades, internados no Hospital Geral estão a ser transferidos para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) de modo a que os Covões se transformem, como já estava previsto, numa unidade dedicada a doentes Covid-19. No limite, esclareceu Fernando Regateiro, aquela unidade do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) terá uma capacidade de «pouco mais de 200 camas», para doentes infectados, tanto em contexto de enfermaria, como de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).


«Neste momento, estamos a libertar enfermarias, em unidades cirúrgicas, na Cardiologia e Pneumologia dos Covões para, a todo o momento, quando for preciso, irem entrando» doentes com Covid-19. confirmou o presidente do Conselho de Administração do CHUC, em conversa com jornalistas de órgãos de comunicação social da região, acreditando que essa necessidade será premente, tendo em conta que, neste momento, o Serviço de Infecciosas dos HUC - que acolhe doentes Covid-19 - está «praticamente cheio» e que, mesmo a UCI, nos Covões, para já com nove camas disponíveis, «tem já metade das camas ocupadas com doentes a carecer desses cuidados».


«O que pretendemos é que os HUC sejam preservados ao limite, que se vão tornando num “hospital comum” com urgências para outros doentes», confirmou Fernando Regateiro, esclarecendo que foi criado para as Urgências dos Covões «um circuito próprio para doentes Covid-19» e aproveitando para solicitar aos doentes «com outras necessidades» para não procurarem aquele serviço de urgência, uma vez que, cada vez mais, ele será dedicado a infectados com o novo coronavírus.


Ainda nos Covões, Regateiro esclareceu, como já havia feito há pouco mais de uma semana, que será aumentada a capacidade da UCI, aproveitando as áreas de recobro cirúrgico e da Cirurgia de Ambulatório, até um total de 40 camas, com ventiladores. No que respeita a enfermarias, neste momento, fica à disposição, com a saída de outros doentes, «uma enfermaria de 16 camas, com pressão negativa».



Reforço na Pneumologia


Nos HUC, também as urgências têm dois circuitos, um dos quais para doentes com problemas do foro respiratório. Aliás, de acordo com Fernando Regateiro, foram criadas duas novas enfermarias para estes doentes (a Pneumologia passa a ter três), uma vez que é previsível que, entre estes doentes possam vir a ser confirmados casos positivos. O responsável do Conselho de Administração esclarece que «qualquer doente em dúvida, fica isolado e é tratado como se fosse» um doente Covid-19, o mesmo acontecendo «em outras enfermarias de outras especialidades».



Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu