Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Hospital de Leiria já faz testes para Covid-19


Sexta, 20 de Março de 2020

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já está a realizar, desde ontem ,análises para despiste de infecções pelo novo coronavírus (Covid-19). O processo é assegurado pelo laboratório do Serviço de Patologia Clinica (SPC) do Hospital de Santo André (HSA), e visa dar maior autonomia à instituição perante a evolução da epidemia no País, deixando agora de ser necessário o envio de colheitas para análise externa, até agora assegurada no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), para casos suspeitos tratados no CHL.
“A possibilidade de realizar análises de despiste de Covid-19 no seu laboratório permite ao CHL obter os resultados de forma mais célere, num prazo entre cinco a seis horas, e assim agilizar os procedimentos necessários para tratamento dos utentes. A disponibilização desta técnica de análise no CHL implicou a alteração da estrutura do SPC do HSA e a instalação de uma segunda câmara de fluxo laminar, de forma a salvaguardar a segurança dos colaboradores”, explicou o CHL numa nota de imprensa.
O Centro Hospitar de Leiria apela ainda a todos os cidadãos que sigam “escrupulosamente” as recomendações das autoridades de saúde e dos especialistas para que “fiquem em casa”, de forma a “não contribuírem para o agravamento da pandemia”.
“Os utentes só deverão recorrer às urgências do hospital em situação realmente urgente. Caso apresentem sintomas compatíveis com a infecção por coronavírus, os utentes devem primeiro para a linha SNS 24, 808 24 24 24, antes de se dirigirem ao hospital”, pode ler-se.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu