Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Adriano Lucas faleceu há nove anos


ADRIANO LUCAS, fundador do Diário de Aveiro, faleceu há nove anos Sábado, 21 de Março de 2020

Fundador do Diário de Aveiro, Adriano Mário da Cunha Lucas (14/12/1925 - 21/03/2011) faleceu há precisamente nove anos. À data do seu falecimento, o engenheiro Adriano Lucas era o decano dos dirigentes da Imprensa em Portugal. Liderou o Diário de Coimbra durante seis décadas, jornal fundado em 1930 pelo seu pai, Adriano Viégas da Cunha Lucas (1883-1950). Fundou o Diário de Aveiro em 1985, bem como o Diário de Leiria (1987) e o Diário de Viseu (1997). Criou ainda a FIG – Indústrias Gráficas onde, entre outros, são impressos dezenas de jornais regionais.

Participou activamente na elaboração da primeira Lei da Imprensa da democracia, pós 25 de Abril, batendo-se em diversos palcos nacionais e internacionais pela defesa da independência da imprensa face aos poderes políticos e económico-monopolistas e pela valorização da imprensa regional.

Liberal e regionalista convicto, Adriano Lucas foi reclamando para Portugal, nos seus editoriais, um conjunto de reformas estruturais para tornar o país menos centralizado, mais justo e competitivo, e através dos seus jornais assumiu várias iniciativas com vista à defesa de causas importantes para a região que ainda nos dias de hoje mantêm grande actualidade e pertinência.

Adriano Lucas foi ainda um empresário de grande dimensão, tendo criado e dirigido várias empresas em diversos sectores.

O Diário de Aveiro recorda com muita saudade o seu Fundador (cujo nome figura na primeira página do jornal). Devido ao estado de emergência que se vive no país, e ao contrário do que tem sucedido nos últimos anos, a missa do nono aniversário do seu falecimento não será celebrada hoje na Igreja de Santa Cruz.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu