Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmaras criam serviço para prestar assistência aos grupos de risco


Sexta, 20 de Março de 2020

As câmaras de Cinfães, Castro Daire, Lamego, Vouzela, São Pedro do Sul, Armamar, Tondela, Tarouca e Tabuaço criaram serviços para assegurar, nesta fase de pandemia, o apoio às pessoas mais vulneráveis.
A Câmara de Lamego anunciou esta semana um programa especial de auxílio e protecção às pessoas mais vulneráveis” do concelho com entrega de bens e apoio psicológico.
“A partir de agora, as equipas municipais do programa ‘Lamego Ajuda’ garantem a entrega ao domicílio de géneros alimentares de primeira necessidade e medicação. A juntar a isto, também passa a ser assegurado apoio psicológico através de atendimento telefónico especializado que orientará os munícipes e fará o despiste das suas principais necessidades”, informa a autarquia.
O autarca justifica que este “programa especial de auxílio e protecção às pessoas mais vulneráveis do concelho, em particular a população idosa”, se deve à ameaça à saúde pública associada ao novo coronavírus.
“Este reforço do apoio psicossocial em cenário de crise também abrange as pessoas em situação de isolamento social e sem rectaguarda familiar, nomeadamente com patologias cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, hipertensão, oncológicas e outras situações de emergência”, lê-se.
O principal objectivo “é restabelecer o equilíbrio emocional da população, identificar as suas principais necessidades e avançar com a sua resolução o mais breve possível”.
Os cidadãos que necessitem deste apoio devem contactar a autarquia pelo número de telefone 254 095 000.
A pensar nas pessoas que não se podem deslocar, o Município de São Pedro do Sul, em parceria com os bombeiros do concelho, tem um serviço para residentes no concelho pertencentes a grupos de risco, que lhes garante bens alimentares, medicamentos e pagamentos urgentes. O contacto telefónico é 916 691 087
Em Cinfães, o apoio consistirá na entrega das refeições diárias ou géneros alimentares, na recolha do lixo, na lavagem da roupa e na entrega de medicação. Este apoio será direccionado exclusivamente para pessoas sem apoio e sem rectaguarda familiar, identificadas pela autoridade de saúde e está acessível a partir do número de telefone 255 563 526.
Castro Daire implementou um programa de apoio que prevê a entrega ao domicílio das pessoas mais vulneráveis ou em isolamento social de alimentação e medicação, garantindo as suas necessidades básicas. O acesso a este serviço é através do número 232 319 155.
O Município de Vouzela criou, em parceria com o CLDS 4G, um programa de apoio para todos aqueles que não podem sair de casa, que oferece serviço de farmácia e supermercado aos grupos de risco, através do número 961 050 963.
Em Armamar, foi criada uma linha telefónica (254850816) que funciona de segunda a sexta-feira, com uma equipa de suporte que faz o despiste inicial das necessidades específicas de quem liga, para depois desencadear a ajuda necessária. A autarquia ajuda em caso de necessidade de transporte para tratar assuntos urgentes e inadiáveis, de entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade e medicamentos e de resolução de problemas no fornecimento de água da rede pública.
Tarouca criou uma linha de apoio, 800 202 613 (ligações de telefone fixo) ou 935 055 159 (telemóvel) para responder às necessidades de esclarecimento e sensibilizar para comportamentos preventivos, assim como disponibilizar a distribuição de medicamentos e bens de primeira necessidade.
Em Tabuaço, o município activou um programa de apoio a grupos de risco, com apoio da Acção Social do município e da Unidade Móvel de Saúde, que sensibilizam a população para a importância das medidas preventivas a adoptar.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu