Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Queima das Fitas foi adiada para Outubro


Sexta, 20 de Março de 2020

A Queima das Fitas 2020, que estava inicialmente marcada para os dias 8 a 15 de Maio, foi adiada para data a definir no mês de Outubro e irá substituir a Festa das Latas (Latada) que, no próximo ano lectivo, deste modo, já não se vai realizar, devido ao surto de coronavírus que o país enfrenta.
A decisão foi tomada após uma reunião entre a Direcção--Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF), o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra (UC) e a Reitoria da UC e foi divulgada aos meios de comunicação social durante a manhã de ontem. «Esta é uma decisão tomada ao abrigo da situação actual do país, devida à pandemia provocada pela doença Covid--19. É também um resultado de todas as medidas tomadas, até então, por parte da Direcção-Geral da Saúde e do Ministério da Saúde bem como da Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Coimbra. Ao longo das próximas semanas serão dadas mais informações relativamente aos moldes em que a Queima das Fitas 2020 se irá realizar», pode ler-se no documento.
Daniel Azenha, presidente da DG/AAC, referiu que «este não é um tempo de festividades, é sim o tempo para reunir todos os nossos esforços para que os estudantes possam terminar o seu ano lectivo sem saírem prejudicados». Na óptica do líder dos estudantes, esta alteração visa «dar a oportunidade aos finalistas de viverem um momento único na sua vida académica, que todo o tempo que foi investido até então, pelos estudantes, não seja em vão, e que estes possam ver os seus carros a descer a “Sá da Bandeira”, mesmo que uns meses mais tarde». Ao Diário de Coimbra, Daniel Azenha indicou que, para os tempos actuais, «irá ser necessário preparar financeiramente a “ca­sa”» antevendo o período económico difícil pelo qual a AAC irá passar.
«Zelar pelo bem-estar e segurança dos nossos estudantes e de todos os que nos visitam». Foi desta forma que Leandro Marques, secretário-geral da COQF, se pronunciou em relação a esta decisão. O elemento da organização da festa deixou, ainda, uma promessa aos estudantes: «A festa regressará com toda a emoção e qualidade e com o compromisso de que este será um momento que ficará para sempre marcado na memória dos estudantes».
Matias Correia, responsável máximo pelo Conselho de Veteranos da UC, garantiu que esta foi a forma «mais viável para garantir a exequibilidade da tradição académica». «Iremos também diligenciar de perto com todos os Carros e entidades intervenientes para que o Cortejo possa decorrer na sua plenitude e com a maior normalidade possível», concluiu o “dux veteranorum”.
Recorde-se que a Queima das Fitas de Coimbra esteve interrompido apenas entre 1969 e 1979, tendo regressado no ano 1980.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu