Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid 19: Leiriense adere a onda de solidariedade e ‘abre as portas’ a médico do Hospital de São João


texto: Cristiana Alves, com Lusa / foto: Reuters / Legenda: Profissionais têm receio de contaminar as famílias Sexta, 20 de Março de 2020

A combater diariamente a pandemia de Covid-19, são muitos os profissionais de saúde que, nos últimos dias, têm optado por não regressar a casa, para junto das famílias, como forma de evitar um possível contágio.
Solidários com estes profissionais, são vários os proprietários de alojamentos locais ou de habitações desocupadas que estão a disponibilizar, de forma gratuita, um ‘tecto’ a médicos e enfermeiras. É o caso do leiriense Hugo Gaspar que, proprietário de um apartamento em Matosinhos, a apenas um quilómetro do Hospital de São João, no Porto, publicou um anúncio no Facebook. As respostas não se fizeram esperar.
“Eu tenho aquele apartamento dos tempos em que trabalhava no Porto. Não estava alugado e só o usava para visitas pontuais ou para os meus amigos. Quando comecei a ver este movimento de portugueses a disponibilizar as suas habitações, achei que fazia todo o sentido fazê-lo”, conta Hugo Gaspar ao Diário de Leiria.
No espaço de uma hora, o gestor, de 37 anos, encontrou um médico que trabalhava nas urgências do Hospital de São João e que morava com a avó, de 75 anos. “Ele tinha medo de estar com ela. Entretanto, fui até ao Porto entregar-lhe as chaves, mas neste período um familiar dele ofereceu-se para lhe garantir um quarto”, refere Hugo Gaspar, acrescentando que não tardou para que voltasse a receber solicitações.
“Por ironias do destino, o apartamento ficou para o sobrinho da pessoa que me deu o meu primeiro emprego quando acabei a faculdade e fui para o Porto. Ele é médico no Hospital de São João e está no apartamento desde quarta-feira”, explica Hugo Gaspar, que optou por manter o anúncio no Facebook.
“Procuro manter contacto com todos os interessados, na eventualidade de o apartamento voltar a ficar livre e de mais profissionais precisarem”, acrescenta.

Médicos do Centro procuram alojamento de emergência
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SR­COM) está a ajudar no alojamento de emergência para profissionais de saúde devido ao elevado risco de contágio de Covid-19.
A iniciativa, segundo um comunicado da SRCOM, está a ser desenvolvida em conjunto com o município de Coimbra, tendo já sido contactadas várias outras instituições para aderirem. “O primeiro alojamento a aderir a esta iniciativa é o Sapienta Boutique Hotel em Coimbra, onde estão disponíveis 21 quartos”, informa a Ordem, numa nota enviada à agência Lusa.
Segundo o presidente do SRCOM, Carlos Cortes, citado no comunicado, “há médicos a dormir no hospital e, tendo em conta o espírito de missão e de entrega em que todos estão envolvidos, é urgente encontrar respostas de contenção da infecção”.
De acordo com a SRCOM, o município de Coimbra está, "desde a primeira hora, a ajudar neste momento crítico”, estando a ser contactadas outras câmaras municipais para replicar a iniciativa. *com Lusa


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu