Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Bombeiros da Maceira com dificuldade em arranjar máscaras


texto: José Roque / foto: DR Sexta, 20 de Março de 2020

Protecção Os Bombeiros Voluntários da Maceira implantaram um plano de contingência na sequência do Covid-19. Esse plano implicou alterações profundas no funcionamento do corpo de bombeiros, por forma a garantir capacidade de reposta operacional e a salvaguarda da saúde dos operacionais, contudo o comandante da corporação alerta para o facto de estarem a sentir dificuldades para arranjar máscaras.
“Temos tido alguma dificuldade em arranjar equipamentos de protecção individual, tais como máscaras, pois não existem no mercado. A solução que temos encontrado tem sido o apoio de algumas empresas locais que nos facultaram o seu ‘stock’ de reserva”, revelou Luís Ferreira através de uma nota de imprensa.
Desde quarta-feira que o plano de contingência dos Bombeiros da Maceira entrou na sua terceira fase de implementação, com a permanência de um piquete (de três), que de forma rotativa irão assegurar o funcionamento do Corpo de Bombeiros.
“Estes piquetes integram permanente um elemento de Comando em permanência e estão dotados de condições técnicas que para assegurar as primeiras intervenções de forma efectiva e robusta, sendo que o nosso plano tem outras abrangências”, refere o comandante Luís Ferreira.
Desta forma, estão 30 bombeiros isolados dos demais, permitindo condições de estanquicidade entre os três piquetes e o restante corpo de bombeiros, mantendo a capacidade de intervenção e a reserva para acções mais ‘musculadas’ se necessário.
“Operamos outras transformações no nosso quartel, com a divisão do mesmo em zonas estanques entre si, por forma a garantir integridade das equipas e evitar contágios. Reduzimos a nossa actividade às questões do socorro, ou seja deixamos de transportar doentes não urgentes. Para mantermos a nossa capacidade de intervenção na íntegra”, referiu o comandante.
E Luís Ferreira acrescenta: “Temos ainda emitido alguns avisos em conformidade com a situação e apelando à tranquilidade e com indicações claras de disponibilidade de ajuda se necessário. (…) Mantemos a nossa capacidade operacional de ajudar as populações que de nós necessitem. Gostaria de realçar o papel dos bombeiros em todo este processo, pois somos a primeira linha de apoio às populações, e neste contexto temos mesmo que nos manter operacionais”, concluiu.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu