Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Investimento de 112 milhões na Linha da Beira Alta


Sexta, 20 de Março de 2020

A Infraestruturas de Portugal lançou ontem em Diário da República o concurso para a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Mangualde. Com investimento associado previsto de 112,2 milhões de euros, esta obra integra o Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020.
Será realizada a requalificação integral do troço entre San-ta Comba Dão e Mangualde, com cerca de 40 quilómetros de extensão, sobre o canal actual da Linha da Beira Alta. Serão executados trabalhos de substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1 e alteração do layout das estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração.
Estão previstos trabalhos de reabilitação dos sistemas drenagem, construção de obras de arte correntes - Passagens Superiores e Passagens Inferiores e as devidas adaptações nas instalações fixas de tracção eléctrica e a construção de infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações.
Está prevista ainda a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache e construção do respectivo desnivelamento e restabelecimentos associados ao mesmo.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu