Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bispo apela à “guerra” contra o novo coronavírus


Sexta, 20 de Março de 2020

Alguns bispos católicos publicaram ontem mensagens aos fiéis das suas dioceses, apelando ao cumprimento das indicações dadas pelas autoridades, tendo em conta a pandemia de Covid-19.
António Luciano, bispo de Viseu, apelou a que se faça “guerra” ao novo coronavírus.
“Faz guerra ao coronavírus (Covid 19), o inimigo invisível de toda a humanidade, com gestos de paz, com palavras de oração, com silêncio de quarentena e com gestos de partilha e solidariedade para com todos, em especial os doentes”, escreve o bispo.
Para este prelado, é necessário “multiplicar medidas de isolamento, como meio de travar a propagação do coronavírus”, ao mesmo tempo que chama a atenção para a necessidade de oração pelos “doentes, infectados, famílias, os que estão suspeitos ou em quarentena”, bem como pelas “autoridades e por todos os que cuidam das pessoas doentes e dos idosos nos hospitais, nos lares, nas residências, os sem-abrigo”.
O bispo de Vila Real, por seu turno, numa nota à diocese, alerta que, face à “evolução da crise pandémica que tem alterado de forma radical a vida das pessoas, das famílias e do mundo em geral”, é necessário “adaptar a vida pastoral a circunstâncias nunca antes vividas”.
António Augusto Azevedo aproveita a sua mensagem para pedir o respeito das “indicações das autoridades”, bem como “muita prudência, paciência e um grande espírito de união nas famílias e nas comunidades”.
Por seu turno, o bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, assegura que “partilha a preocupação comum” perante a pandemia de Covid-19, sublinhando que “as determinações e decisões tomadas pelas autoridades sanitárias e civis reforçam o combate nesta grande luta pela defesa e promoção do singular dom da vida”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu