Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Indústria farmacêutica apela à população para comprar apenas o necessário


Quinta, 19 de Março de 2020

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) apelou hoje à população para evitar a compra de medicamentos e outros produtos de saúde em quantidade superior às suas reais necessidades, para poder assegurar um abastecimento regular. Reafirmando que “não está em causa o abastecimento de medicamentos às populações”, a Apifarma pede aos portugueses para adoptarem uma “atitude responsável” quando vão adquirir estes produtos.
A associação adianta em comunicado que “a indústria farmacêutica activou, desde a primeira hora, os necessários planos de contingência para fazer face à pandemia de Covid-19, o que permitiu ultrapassar com êxito o choque inicial provocado pela paralisação das unidades produtivas exteriores que, entretanto, começaram a reabrir”.
Esta medida foi adoptada “face à relevância do medicamento, ainda maior no contexto da epidemia decorrente da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19". “Apesar deste esforço adicional assumido pela indústria farmacêutica e pelos demais agentes do circuito do medicamento, têm vindo a público situações pontuais de falta de produtos de saúde em farmácias, ocorrências que têm sido minimizadas graças à adopção de medidas adequadas”, salienta.
No comunicado, a Apifarma agradece “o empenho de todos os agentes e colaboradores que integram o circuito do medicamento, de todos os profissionais de Saúde e de todos os cidadãos”. “Todos e cada um de nós somos essenciais na gestão do combate a esta pandemia”, remata.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu