Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Agência Portuguesa do Ambiente alerta para possibilidade de fraca qualidade do ar


Quinta, 19 de Março de 2020

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para a possibilidade de fraca qualidade do ar no continente e arquipélago da Madeira hoje e sexta-feira devido a uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África. Em comunicado, a APA adianta que a previsão de ocorrência da massa de ar promove o acréscimo das concentrações de partículas em suspensão, promovendo uma potencial situação de fraca qualidade do ar generalizada para todo o território do continente e do arquipélago da Madeira.
De acordo com a APA, a qualidade do ar poderá ser afectada até à madrugada de sexta-feira. “Estes poluentes têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direcção-Geral de Saúde”, alerta a APA.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomenda à população que evite esforços prolongados, que limite actividade física ao ar livre, a exposição a factores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Recomenda também que crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma e doentes do foro cardiovascular, permaneçam, se possível, no interior dos edifícios com as janelas fechadas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje em algumas regiões do país temperaturas máximas que podem chegar aos 27 graus Celsius e pontualmente até superiores.
De acordo com o IPMA, a subida da temperatura, em especial da máxima, que já começou na quarta-feira, deve-se a uma massa de ar mais quente que vem do sul da região de Marrocos e que vai trazer um ar mais quente e húmido.
O IPMA prevê para sexta-feira uma descida da temperatura e o regresso da chuva em todo o território.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu