Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ourém regista primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus


Cristiana Alves, com Lusa / foto: DR Quinta, 19 de Março de 2020

Um homem de 62 anos, residente na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, no concelho de Ourém, está infectado com o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi ontem confirmada, ao nos­so jornal, pelo delegado de Saúde Pública de Ourém, avançando que o homem se encontra internado no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
Segundo José Martins, o oureense terá contraído a infecção em Lisboa, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica.
“Este homem deslocou-se a Lisboa na passada semana para realizar uma intervenção cirúrgica no Hospital de Santa Marta. Antes da cirurgia foi sujeito ao teste de coronavírus e o resultado foi negativo. Entretanto, após a cirurgia, ficou internado no Hospital durante alguns dias para ser acompanhado e observado devido à intervenção cirúrgica, tendo sido neste período que começou a apresentar sintomas de uma infecção pulmonar”, explicou José Martins.
Após o surgimento de sintomas, foi realizado um novo teste ao Covid-19, tendo apresentado um resultado positivo.
“Eventualmente, o vírus terá sido contraído no próprio hospital, uma vez que este homem não saiu do hospital nem regressou a casa após a cirurgia”, refere o delegado de Saúde Pública de Ourém, avançando que, até ao fim da tarde de ontem, não tinham sido ainda confirmados mais casos positivos de pessoas residentes no concelho.
O caso detectado no concelho de Ourém é já o terceiro confirmado na região. Como também noticiamos na edição de hoje, há um caso confirmado no concelho de Pombal (ler página 8). Como o Diário de Leiria já tinha noticiado, o primeiro caso foi confirmado na segunda-feira, tratando-se de um homem de 67 anos, residente na freguesia de Santa Catarina, no concelho das Caldas da Rainha.

Número de infectados sobe para 642
O número de infectados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou ontem a Direcção-
-Geral da Saúde (DGS). Desde 1 de Janeiro foram já registados 5.067 casos suspeitos em Portugal. Segundo a DGS, há 351 (eram 323) casos a aguardar resultado laboratorial e três casos recuperados. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu