Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Autoridades isolam pessoas no Carriço depois de caso confirmado com Covid-19


texto: Orlando Cardoso / foto: DR Quinta, 19 de Março de 2020

As autoridades de saúde pública estavam ontem a “confinar as pessoas” da freguesia do Carriço que terão mantido contacto, nos últimos dias, com um homem a quem foi confirmada infecção com o novo coronavírus (Covid-19). O indivíduo, de 63 anos, era filho de uma mulher, de 94, que faleceu esta segunda-feira e cujo funeral se realizou ontem à tarde.
A situação foi confirmada ao nosso jornal por José Ruivo, Delegado de Saúde de Pombal, adiantando que estava a decorrer uma “investigação” no sentido de identificar o maior número possível de pessoas que terão mantido contacto com o indivíduo.
O mesmo profissional adiantou ainda que foi dada ordem de encerramento de alguns estabelecimentos comerciais da freguesia, por onde o doente terá passado nos últimos dias, designadamente dois cafés, localizados junto à EN109, que atravessa a localidade e que liga Leiria à Figueira da Foz.
“Estamos a confinar as pessoas, alertando para se manterem em casa em isolamento”, disse, referindo que “em caso de algum sintoma deverão contactar a linha SNS24 ou as autoridades de saúde”.
Um isolamento que abrange, igualmente, os familiares do doente, antigo militar, aposentado, podendo existir “mais de uma dezeza” de suspeitos de infecção com o coronavírus.
Ontem, o Hospital Distrital da Figueira da Foz afirmou, num comunicado, que estavam internados os seus dois primeiros “casos positivos” de doentes infectados com o novo coronavírus. São dois homens, de 63 e 77 anos, residentes na “área de influência” da unidade hospitalar, hospitalizados em “enfermaria dedicada ao seu tratamento”, adiantava.
Pedro Silva, presidente da Junta de Freguesia do Carriço, disse ao nosso jornal lamentar a situação, revelando que tem esperança de se tratar de um “caso isolado”.
No entanto, o autarca refere que o doente “é uma pessoa com muitas amizades e de grande relacionamento social” na freguesia, prevendo que a situação se possa alastrar a outras pessoas.
O doente é filho de uma mulher, de 94 anos de idade, residente em Cabeço, naquela freguesia, que faleceu na passada terça-feira e cujo funeral se realizou ontem à tarde para o cemitério local.
A sénior, que sofria de várias patologias, morreu nos Hospitais da Universidade de Coimbra, não havendo confirmação, por parte das autoridades de saúde, de uma relação directa ao Covid-19 como causa do seu falecimento. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu