Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Municípios da região desinfectam ruas e espaços públicos


Quinta, 19 de Março de 2020

Os 12 municípios da região Oeste e a autarquia de Porto de Mós estão a proceder a acções de limpeza e desinfecção das ruas e espaços públicos como forma de conter a propagação do surto pelo novo coronavírus, disse o presidente da Comunidade Intermunicipal.
Em declarações à Lusa, Pedro Folgado disse que os 12 municípios avançaram com acções de desinfecção das ruas e espaços públicos, sendo que estas autarquias estão a privilegiar as limpezas nos locais mais susceptíveis de passarem cidadãos, como proximidades e acessos a superfícies comerciais, farmácias, centros de saúde e hospitais, praças de táxis ou forças de segurança.
Alguns destes municípios já activaram o seu Plano Municipal de Emergência, enquanto outros se mantêm em estado de alerta. A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa, com cerca de 400 mil habitantes.
Já Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, disse ontem à agência Lusa que “os serviços estão a procurar a fórmula adequada para a higienização de ruas em todo o concelho de forma a minimizar possíveis correntes de contágio do novo coronavírus”.
O plano de higienização vai iniciar-se dentro um dia e será repetido “duas vezes por semana nas ruas mais movimentadas, quer da cidade quer das freguesias”, explicou o autarca, acrescentando haver “uma maior preocupação em desinfectar as artérias de acesso aos supermercados e farmácias”.
Paulo Inácio informou ainda ter conseguido junto do Governo “a disponibilidade total e graciosa” da Estalagem do Cruzeiro, em Aljubarrota, para descanso e retiro dos profissionais de saúde, auxiliares, autoridades civil e equipas da protecção civil.
“Trata-se de um edifício pertencente aos Serviços da Presidência do Conselho de Ministros, usado para fins sociais e que, até ao dia 13 de Abril, fica disponível para os profissionais que tem manifestado algum receio em ir para as suas casas e infectar familiares”, disse o autarca.
A Pousada da Juventude de Alfeizerão é outros dos equipamentos que a câmara divulgou que irá ser disponibilizado para idênticos fins e que Paulo Inácio defende que possa ser utilizada também por profissionais do Hospital das Caldas da Rainha.
A Câmara vai também nos próximos dias distribuir pelos bombeiros e protecção civil do concelho equipamentos como máscaras, batas, luvas atribuídas pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oestecim) aos 12 municípios que a integram.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu