Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aprovada adjudicação da requalificação do “Bairro da Cadeia”


Quinta, 19 de Março de 2020

O executivo municipal de Viseu aprovou ontem a adjudicação da empreitada de requalificação do Bairro Municipal de Viseu, mais conhecido por ‘Bairro da Cadeia’, por estar localizado junto ao Estabelecimento Prisional de Viseu. O valor global da empreitada é de cerca de 6,3 milhões de euros e o prazo de execução de 16 meses.
A reunião do executivo realizou-se com medidas preventivas, “designadamente de higienização e distanciamento dos seus titulares no espaço do Salão Nobre”, refere a autarquia em comunicado, adiantando que, futuras sessões poderão ser realizadas por vídeo-conferência.
No que diz respeito à obra e tal como o nosso Jornal já tinha adiantado quando o projecto foi apresentado em Setembro do ano passado, a empreitada prevê a reabilitação de 81 edifícios, numa área de quase 25 mil metros quadrados, 42 para actuais moradores, 30 para colocar a concurso para jovens casais e com renda condicionada, um para alojamento temporário de famílias em risco, um para a Casa da Memória e dois para serviços.
“Este é o culminar de um processo amplamente participado, no qual as 42 famílias que actualmente residem no bairro tiveram uma palavra activa. Foram também elas as primeiras a conhecer o projecto de requalificação, apresentado em Setembro do ano passado no Salão Nobre dos Paços do Concelho”, lembra a autarquia viseense em comunicado, acrescentando que “na empreitada que agora foi adjudicada existe a preocupação de uma intervenção estruturada, que reabilite a identidade arquitectónica e social do bairro, preservando e respeitando a sua memória”.
Recorde-se que o ‘Bairro da Cadeia’ foi edificado entre 1946 e 1948, por iniciativa da autarquia e da então Direcção-Geral de Urbanização, como ‘bairro de casas para classes pobres’, e esteve para ser demolido, por força da progressiva degradação, quer dos espaços e infra-estruturas públicas, quer do próprio edificado. No entanto, o actual executivo preferiu optar pela sua preservação.
Os trabalhos previstos incluem a colocação de novas redes de abastecimento de água, de águas residuais e águas pluviais. Também a rede de incêndios, a iluminação pública, as telecomunicações, a rede de gás natural e a sinalética serão renovados. O asfalto será eliminado e haverá um reforço das espécies arbustivas e arbóreas existentes. Junto ao estabelecimento prisional, será eliminado um arruamento que permitirá criar um espaço de usufruição colectiva e familiar, com cerca de três mil metros quadrados.
O projecto prevê ainda a demolição de cinco edifícios pré-fabricados existentes, que, segundo a autarquia, descaracterizam o bairro.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu