Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Médicos do Centro procuram alojamento de emergência para profissionais de saúde


Quinta, 19 de Março de 2020

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) está a ajudar no alojamento de emergência para profissionais de saúde devido ao elevado risco de contágio de Covid-19.
A iniciativa, segundo um comunicado da SRCOM, está a ser desenvolvida em conjunto com o município de Coimbra, tendo já sido contactadas várias outras instituições para aderirem.
"O primeiro alojamento a aderir a esta iniciativa é o Sapienta Boutique Hotel em Coimbra, onde estão disponíveis 21 quartos", informa a Ordem, numa nota enviada à agência Lusa.
Segundo o presidente do SRCOM, Carlos Cortes, citado no comunicado, "há médicos a dormir no hospital e, tendo em conta o espírito de missão e de entrega em que todos estão envolvidos, é urgente encontrar respostas de contenção da infecção".
"Temos de encontrar, de forma solidária e prudente, todas as acções de auxílio a quem está a lutar contra esta pandemia. Estamos, em conjunto, a enfrentar uma realidade que nos desafia a encontrar respostas urgentes para esta situação dramática", sublinha.
Carlos Cortes considera que, "nesta crise, os profissionais de saúde, que estão na linha da frente, precisam de apoio para enfrentar esta ameaça infecciosa".
"É imperativo, neste contexto de excepção, encontrar soluções de alojamento temporário e de maior restrição social e familiar para evitar mais correntes de contágio", disse.
De acordo com a SRCOM, o município de Coimbra está, "desde a primeira hora, a ajudar neste momento crítico", estando a ser contactadas outras câmaras municipais para replicar a iniciativa em vários distritos da região Centro.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu