Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndio desalojou família em Vale Pinheiro


Manuela Ventura Quarta, 18 de Março de 2020

O alerta para os Bombeiros de Santa Comba Dão chegou por volta das 9h45, dando conta de um incêndio numa habitação unifamiliar, na localidade de Vale Pinheiro. A habitação ficou parcialmente destruída e os respectivos moradores, um casal e um filho menor, ficaram sem tecto.
“Quando chegámos, as chamas estavam localizadas na cobertura da habitação”, explica Rui Leitão, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão. De imediato foram accionados os meios necessários, no sentido de operacionalizar o combate directo às chamas, com o objectivo de evitar que “alastrassem a todo o telhado e à restante habitação”, adiantou o responsável, que superintendeu as operações no local.
Uma operação facilitada pelo facto de a moradia estar, de alguma forma isolada, ou seja, não haver outras casas muito próximas, explicou Rui Leitão. Todavia, esse mesmo distanciamento do aglomerado populacional também acarretou outro tipo de dificuldades à actuação dos bombeiros. Isto porque, de acordo com o adjunto de comando, as indicações da morada, fornecidas aquando o alerta, não foram muito precisas. Significa que a primeira viatura que chegou ao local do incêndio ficou a alguma distância da casa, obrigando os bombeiros a criar um circuito de longos metros de mangueiras para conseguirem lançar água para as chamas. Todavia, os bombeiros conseguiram, depois, “descobrir um acesso melhor” e, sobretudo, mais próximo, que permitiu que a segunda viatura já ficasse junto à casa, dando a resposta necessária no que concerne a meios de combate.
Desconhecem-se as origens do incêndio, que estão a ser apuradas pelas autoridades. Certo é que as chamas deflagraram com os moradores fora de casa, razão pela qual o alerta foi dado por um vizinho. De acordo com o adjunto de comando, o senhor tentou debelar as chamas, o que o obrigou a inalar algum fumo. Um facto que, juntamente com uma crise de ansiedade, ditou a necessidade de assistência no local, sendo depois encaminhado para o Hospital de Tondela, on-de recebeu assistência.
As chamas destruíram gran-de parte do telhado da casa e atingiram cerca de metade da habitação, deixando a casa inabitável. A família, de acordo com Rui Leitão, não teve necessidade de realojamento institucional, uma vez que foi acolhida por familiares, residentes nas proximidades.
No combate às chamas estiveram envolvidos 25 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, apoiados por oito viaturas. No local esteve, também, o vice-presidente da Câmara Municipal Santa Comba Dão, bem como uma patrulha da GNR, que tomou conta da ocorrência.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu