Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Treinadores do distrito deixam mensagem de esperança


Terça, 17 de Março de 2020

Os blocos de notas estão parados. As tácticas, os posicionamentos, os planos de treino, os momentos de jogo, tudo o que faz parte da análise e da mente do treinador desportivo, seja de modalidades colectivas ou individuais, ficou em suspenso. Mas o adversário, esse, é transversal a todos: o coronavírus.

Do futebol ao rugby, do futsal ao basquetebol, os treinadores dos clubes do distrito unem-se contra a propagação desta pandemia mundial. Alcides Lopes, treinador de futsal do S. João, reforçou que a modalidade está unida nesta “batalha”: «Todos percebemos o que se está a passar e estamos de acordo que suspender todas as actividades foi o melhor a fazer». O treinador da formação de Pé de Cão também é coordenador das camadas jovens do clube e está a efectuar, neste momento, teletrabalho encontrando-se em quarentena, e quando questionado em relação aos planos de treino que deixou para o jogador, indicou que neste momento esse tema não é relevante: «Apenas deixámos recomendações gerais de saúde para os jogadores. Neste momento devem estar com a família e aproveitar para fazer o que não conseguem durante o ano». “Cidinho” realçou, ainda, o facto de todos sermos agentes de saúde pública no momento actual e julga, igualmente, que nesta temporada «será muito difícil continuar e que as competições sejam concluídas pelo menos nos moldes normais».

Pedro Ilharco iniciou a época como treinador do Condeixa e é o actual treinador-adjunto da equipa de sub-23 do Sporting encontrando-se de quarentena em casa: «Este momento tem sido passado em casa em isolamento com a família», partilhou. No “reino dos leões”, os jogadores dispõem de uma aplicação de telemóvel para a qual lhes é enviado o programa e no qual os atletas mostram, a cada dia, os resultados do que fizeram, contou o técnico que foi quatro vezes campeão distrital da Divisão de Honra AFC. «Quero deixar uma mensagem de esperança e de responsabilidade a todos, isto vai passar e, até lá, que encontremos momentos bons fora da nossa rotina normal», salientou.

“Jogadores estrangeiros são a nossa preocupação”
“Triplos” e cestos a balançar é algo que não vai existir nos próximos tempos na vida de Ivo Rego. O treinador de basquetebol da Académica contou que a turma escolar treinou até quinta-feira, altura em que a Câmara Municipal de Coimbra decretou o fecho das instalações desportivas e a Federação Portuguesa de Basquetebol suspendeu as partidas que até então seriam à porta fechada, e esse foi o momento em que caíram na realidade, contou. O técnico de 42 anos referiu que o “plano”, agora, passa por «manter os atletas activos durante o tempo em que estiverem nas suas casas». «Temos mantido contacto virtual constante com os atletas e com principal preocupação com os estrangeiros, neste caso o Malcolm Richardson e o Ryan Ogden a quem não deixaremos faltar nada e que temos sensibilizado para ficarem em Portugal ao invés de regressarem aos EUA», explicou Ivo em relação ao modo como o clube está a tentar ajudar os seus “craques”. «Este é o jogo mais importante de uma geração inteira. Temos de estar muito determinados para esta fase que estamos a atravessar. Mais do que a nossa saúde é o que podemos representar para a saúde dos outros. Teremos de ter consciência para seguir as precauções e perceber que ao protegermo-nos, protegemos que nos rodeia», concluiu o técnico.

João Luís Pinto é o técnico da equipa de rugby da Académica e, na sua actividade profissional, está a fazer teletrabalho, portanto em isolamento. No que ao período de “quarentena desportiva” diz respeito, o timoneiro dos “pretos” afirmou que este é um momento de «adaptação às contingências» e, prosseguiu, «os atletas estão a trabalhar de forma isolada para manterem os níveis físicos até ao regresso da competição». O treinador de 48 anos referiu que envia um plano diário para os atletas em que o foco é o «trabalho de velocidade e resistência», indicou. «Temos de ser pacientes que é a melhor maneira para não propagarmos este vírus. Vamos ultrapassar esta fase todos juntos ficando em casa», partilhou, ainda, João Luís Pinto.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu