Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Grupos comunitários nascem em Leiria para ajudar quem mais precisa


texto: José Roque / foto: DR Terça, 17 de Março de 2020

Em alturas de crise e desespero – cenário que se está a viver actualmente por conta do Covid-19 - é quando surgem actos de altruísmo que representam autênticos sinais de esperança e uma espécie de luz ao fundo do túnel. É isso que está acontecer em Leiria através da criação de grupos comunitários que estão dispostos a ajudar quem mais precisa num período de isolamento, que afecta sobretudo a população sénior.


Um desses exemplos partiu da Escola de Dança Passo Cubano, em Leiria, que lançou, no passado sábado, uma iniciativa em que um grupo de voluntários da Escola está disponível para ajudar pessoas com mais de 65 anos, com necessidades especiais e/ou complicações de saúde. “Queremos ajudar com tarefas essenciais como ir ao supermercado, farmácia, passear animais ou outra necessidade que seja fundamental”, pode ler-se num post publicado nas redes sociais pela Escola de Dança.

Segundo a sub-directora da instituição, a ideia surgiu depois da se verem ‘obrigados’ a fechar as portas. “Muitos de nós só temos esta ocupação [professores de dança] pelo que ficámos sem nada para fazer. Assim, surgiu a ideia de ajudar quem mais precisa. Já tinha visto algo idêntico em Lisboa e no Porto, e decidimos fazer também alguma coisa em Leiria para ajudar e prestar esses cuidados”, contou Mariana Gabriel.
Para além de ajudarem quem precisa, a ‘equipa’ da Escola de Dança Passo Cubano está ainda disponível para receber mais voluntários. “Quantos mais formos, mais pessoas conseguimos ajudar”, refere.
Até ontem já duas pessoas contactaram a equipa para solicitar ajuda em tarefas como “ir ao supermercado” e “ir à farmácia”. Apesar do sentimento altruísta, o grupo de voluntários não se esquece dos perigos do contágio do coronavírus, pelo que Mariana Gabriel garante que toda a equipa está “salvaguardada”, adoptando todos os cuidados necessários.
Quem quiser juntar-se ao grupo de voluntários ou precisar de ajuda, pode contactar através dos números 913 008 584 ou 924 222 542.

Asteriscos promove iniciativa comunitária
Quem também abraçou a causa e marcou uma posição solidária foi a associação leiriense Asteriscos, que apela à “boa vizinhança” numa fase de quarentena. A ideia é que as pessoas imprimam um documento, o pre­encham e o distribuam pelos seus vizinhos, “mantendo o já aconselhado distanciamento social”. Nesse documento, as pessoas podem pedir ajuda para ir ao supermercado ou à farmácia, passear o cão ou até mesmo para conversar. 
“É importante agirmos em comunidade de forma organizada e ajudarmos quem tem dificuldades de todo o tipo”, referiu o presidente da Asteriscos, Raul Testa, acrescentando que a mais que provável declaração de emergência nacional vai deixar “muita gente em casa”, com a particularidade “dos mais velhos não puderem se expor” e de “precisarem de ajuda para algumas tarefas”.
“A ideia é criarem-se grupos comunitários que se auto-ajudem”, rematou Raul Testa.
O documento está na página oficial da associação Asteriscos Leiria nas redes sociais. |



Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu