Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Curva epidemiológica em Portugal deve aumentar pelo menos até ao fim de Abril


Segunda, 16 de Março de 2020

A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou ontem que com dados disponíveis à data é previsível que a curva epidemiológica do novo coronavírus «aumente pelo menos até ao final de Abril».


Na habitual conferência de imprensa para balanço sobre a Covid-19, Marta Temido deu ainda conta de que há «18 casos internados em unidade de cuidados intensivos e oito desses casos são críticos», que inspiram preocupação.


«Com dados que dispomos à data é previsível que a curva epidemiológica aumente pelo menos até ao final de Abril. Até lá, o comportamento da curva dependerá também do nosso comportamento individual», adiantou, insistindo na mensagem que já havia reforçado no encontro de ontem com os jornalistas, a de que só o civismo de todos os cidadãos poderá ajudar a combater eficazmente a pandemia pelo novo coronavírus.


Caso contrário, o sistema de saúde português não conseguirá responder ao número de casos, que se prevê que continue a aumentar até lá, alertou este fim-de-semana a ministra. Ontem, Marta Temido advertiu que depois desta fase que, neste momento, se estima se situe no final de Abril, haverá «ainda casos de doença».


«Temos que nos preparar para este cenário e para esta realidade que é provavelmente a realidade que nos espera», pediu a ministra, aproveitando para deixar alguns alertas à população para os dias que se aproximam.


Sobre amanhã, que «é um dia em que muitos sectores de actividade vão trabalhar», avisou que é «importante que esse trabalho aconteça disciplinadamente».


«A melhor forma de nos ajudarmos uns aos outros é garantir que aquilo que não são actividades imprescindíveis são temporariamente suspensas, adiadas e aquilo que são actividades em nome do bem comum, do interesse comum do normal funcionamento da sociedade, continue», pediu.


Na perspectiva da governante, «é com muita emoção e solidariedade» que se assiste a manifestações que ainda no sábado à noite se fizeram sentir «de apoio aos profissionais de saúde».


«Eles são o melhor do sistema de Saúde e merecem todo o nosso apoio», enalteceu, garantindo que o Governo tudo fará para os proteger.



245 infectados confirmados ontem


O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 6.000 mortos em todo o mundo.


Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) elevou ontem o número de casos de infecção confirmados para 245, mais 76 do que os registados no sábado. 10 dos doentes infectados são da região Centro.


Entre os casos identificados, 136 estão internados, dos quais nove em unidades de cuidados intensivos, e há duas pessoas recuperadas. Ontem havia 2.271 casos suspeitos, 281 a aguardar resultados de testes e 4.592 sob vigilância. Há 103 casos da região Norte, 116 da região de Lisboa e Vale do Tejo e 10 casos no Algarve. Pela primeira vez, foi confirmado um caso na Madeira. |



Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu