Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Aconselhado recurso ao hospital de Leiria apenas em caso “mesmo urgente”


texto: M.P. / foto: DR / Legenda: Tenda cedida pelos bombeiros está junto às urgências Segunda, 16 de Março de 2020

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) apelou a todos os cidadãos para só recorrerem ao hospital em caso “mesmo urgente” e que sigam “escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde e dos especialistas”, ficando em casa para não contribuírem para o agravamento da pandemia do coronavírus.
A administração daquela unidade hospitalar aconselha a população que tiver sintomas compatíveis com a infecção por coronavírus para ligarem para a linha SNS 24 através do número de telefone 808 24 24 24, “mesmo que tenham que esperar algum tempo para serem atendidos, o que é compreensível dada a procura” e “só depois, se for necessário e forem aconselhados nesse sentido, se desloquem ao hospital”.
Em comunicado, a administração o CHL liderado por Licínio Carvalho, garante que “tem tomado todas as medidas” para enfrentar a pandemia, mas que a escalada da contaminação, em Portugal, na Europa e em todo o mundo, “facilmente faz prever que todos os recursos serão insuficientes para o que aí vem, pelo que há que prevenir”.
“A única forma de enfrentar este flagelo é atrasar a sua propagação, para não se registar uma enor­me concentração de casos e dessa forma permitir aos serviços de saúde ir dando resposta”, afirma a administração, adiantando que o CHL “está, como lhe compete, a seguir as indicações da tutela e das autoridades de saúde”, e que “até ao momento [ontem], não registou nenhum caso positivo do novo coronavírus (Covid-19)”. No mesmo comunicado, aquela unidade hospitalar reforça o apelo para que todos os utentes e em particular os que regressaram do estrangeiro e que têm sintomas de gripe (febre e tosse) e/ou tenham estado em contacto com pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, “não se dirijam” aos Serviços de Urgência sem primeiro contactar a Linha SNS 24.

Tenda junto às urgências
O Hospital de Santo André, em Leiria, tem montada uma tenda junto às urgências “para ampliar a capacidade de receber doentes”, anunciou o Centro Hospitalar de Leiria.
"Neste momento, e até agora, a tenda não é ainda necessária, mas com o recrudescimento da epidemia prevê-se que pos­sa vir a ser útil, daí esta medida preventiva”, lê-se numa nota divulgada no sábado por aquela unidade hospitalar, adiantando que a tenda tem 40 metros quadrados e foi cedida pelos Bombeiros Voluntários de Leiria.
Segundo o mesmo comunicado, “a ideia é criar condições para ter circuitos de encaminhamento de doentes com sintomas compatíveis com a contaminação por coronavírus, de forma a salvaguardar a segurança dos outros doentes que têm que acorrer ao hospital”.
O Centro Hospitalar de Leiria “não registou nenhum caso de contaminação por coronavírus até agora”, fazendo o apelo aos cidadãos que “cumpram” as indicações da Direcção Geral de Saúde e liguem para a linha do SNS 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu