Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Voluntários de Meirinhas sensibilizam seniores de risco e auxiliam nas compras


texto: Orlando Cardoso / foto: Arquivo / Legenda: Presidente da Junta está preocupado com o facto com o risco das empresas de transportes locais Segunda, 16 de Março de 2020

Um grupo de jovens voluntários realizaram, no sábado, uma acção de sensibilização dos cidadãos seniores da freguesia de Meirinhas para as medidas de prevenção e contenção do alastramento do Codiv-19 (coronavírus). A iniciativa insere-se no projecto ‘Nós vamos por si!’, promovido pela Junta de Freguesia com a missão de auxiliar aquelas pessoas de risco.
A missão foi percorrer toda a freguesia, visitando os cerca de 160 residentes com mais de 60 anos de idade e com doença crónica, identificados pela comissão social da autarquia. Devidamente protegidos, de acor­do com as orientações da Direcção-Geral de Saúde, os jovens contactaram os seniores, divulgando as medidas previstas para combates a pandemia do coronavírus.
Por outro lado, divulgaram o projecto ‘Nós vamos por si!’ que prestará um serviço de apoio evitando que os cidadãos saiam de casa. Ou seja, prestar serviços de compras em supermercado, talho, padaria, farmácia ou ir aos correios e ao posto de saúde, entre outros.
Desta forma, a Junta de Freguesia presidida por Virgílio Lopes, pretende contribuir para que não surja nas Meirinhas nenhum caso de suspeita, ou mesmo de infecção, com o coronavírus.
O projecto é focado, essencialmente, naquele grupo de cidadãos de risco, mas não será negado apoio a outros meirinhenses. “Ninguém fica de fora, estamos disponíveis para ajudar quem precisa”, garante o autarca social-democrata. "Nós vamos por si! Não saia de casa! Proteja-se a si, a mim e a todos nós" são os apelos deixados pela Junta.
Apesar de considerar que “as pessoas estão precavidas”, conhecendo as principais medidas de prevenção como “lavar as mãos e manter a distância umas entre as outras”, Virgílio Lopes confessa-se, no entanto, preocupado com a situação que o país (e o mundo) está a atravessar.
É que, segundo refere, o principal sector de actividade económica da freguesia são os transportes internacionais, com mais de meio milhão de camiões a circular por várias regiões e países, designadamente a Espanha, Itália e Alemanha.
"São focos de transmissão, pelo que a freguesia das Meirinhas é de risco elevado", afirma Virgílio Lopes, garantindo, contudo, que as empresas transportadoras estão a implementar medidas de controlo e desinfecção, seguindo as orientações das autoridades de saúde. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu