Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Espanha com 1.622 casos positivos e 35 mortos


Terça, 10 de Março de 2020

Espanha teve até hoje um total de 35 mortos provocados pelo novo coronavírus e 1.622 pessoas infectadas, 400 mais do que na segunda-feira, segundo a actualização dos números feita pelo Ministério da Saúde espanhol.
Entre as pessoas que contraíram a doença até hoje, 135 já tiveram alta, sendo as comunidades de Madrid (782), País Basco (195), La Rioja (144) e Catalunha (124) as mais afectadas pela epidemia.
As autoridades sanitárias também revelaram números para outras regiões espanholas: Andaluzia (71), Castela e Leão (56), Comunidade Valenciana (50), Castela-Mancha (39), Aragão (38), Canárias (25), Astúrias (22), Galiza (22), Baleares (13), Cantábria (12), Navarra (12), Múrcia (9) e Extremadura (8).
As cidades no norte de África de Ceuta e Melilla não têm casos confirmados da doença Covid-19.
O governo espanhol decidiu hoje, entre outras medidas, proibir todos os voos entre Itália e Espanha até 25 de Março, a fim de limitar a propagação do novo coronavírus, cujo número de casos continua a aumentar.
As autoridades espanholas também recomendaram a todas as federações desportivas do país a realização à porta fechada dos eventos desportivos, entre os quais os jogos da Liga espanhola de futebol.
Estas medidas somam-se a outras adoptadas na segunda-feira, como o encerramento de escolas da Comunidade de Madrid, Vitória e Labastida (País Basco) durante 14 dias.
Além disso, o ministro da Saúde, Salvador Illa, recomendou o teletrabalho sempre que possível, bem como horários de trabalho flexíveis e turnos escalonados, nas duas comunidades mais afectadas (Madrid e País Basco).
Outro conjunto de recomendações também foi adoptada para todo o país, como o incentivo ao cuidado no domicílio dos idosos e que as pessoas com doenças crónicas ou multipatologias limitem ao máximo a sua saída de casa e a sua actividade social.
A epidemia de Covid-19 foi detectada em Dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.
Cerca de 114 mil pessoas foram infectadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.
Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infecções respiratórias como pneumonia.
A quarentena imposta pelo governo italiano ao Norte do País foi alargada hoje a toda a Itália.
O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afectadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.
A China registou segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infecção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infectados e 3.136 mortos, na China Continental.
Portugal regista 41 casos confirmados de infecção, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu