Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Atleta ilhavense Teresa Machado morre aos 50 anos


Domingo, 01 de Março de 2020

Em Dezembro passado, quando foi alvo de uma homenagem por parte do Agrupamento de Escolas e da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, Teresa Machado compareceu já bastante combalida, resultado de uma dura luta que vinha travando contra o cancro. A antiga atleta olímpica, campeã e recordista nacional de lançamento do disco e do peso morreu na sexta-feira, aos 50 anos.

A notícia provocou uma comoção generalizada. Foram várias as reacções de pesar – e não apenas na sua terra-natal ou no universo do atletismo. A Associação de Atletismo de Aveiro realçou que o “atletismo aveirense está de luto”, falando de Teresa Machado como “uma das maiores atletas aveirenses de sempre” e “a melhor lançadora portuguesa de sempre”. A atleta “mantém vários recordes de Aveiro e os recordes nacionais no lançamento do disco (1 kg), alcançado em 3 de Maio de 1998 em São Jacinto, e o do peso (4 kg), em Espinho a 7 de Fevereiro de 1998”, sendo estas algumas das “marcas de uma carreira de sucesso”. “Ficámos mais tristes e mais pobres”, assinalou a Federação Portuguesa de Atletismo, evocando Teresa Machado como uma “campeã” e “a primeira lançadora de grande nível internacional que o atletismo português conheceu”.

A ilhavense começou a carreira ao serviço do Galitos, clube de Aveiro que representou em 1985 e 1986. A colectividade aveirense associou-se à homenagem, sublinhando que “Aveiro perdeu uma das suas maiores atletas de sempre”. “Com o seu treinador, Júlio Cirino, percorreram um caminho singular e apenas reservado aos melhores”, escreveu a Direcção do clube, que lhe dedicou um capítulo num livro, da autoria de Nuno Gonçalo da Paula, em que homenageia todos os seus atletas olímpicos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu