Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pelo menos um golfinho morre por dia em Portugal nas redes de pesca


Domingo, 01 de Março de 2020

Em Portugal continental morre acidentalmente nas redes de pesca pelo menos um golfinho por dia, segundo a investigadora Catarina Eira, da Universidade de Aveiro (UA), que alerta para ameaça de extinção da espécie boto.

Questionada pela Lusa, a investigadora disse que, pelos dados que a UA teve em 2019, esse número é real e até conservador, pelo menos em relação à região Norte e Centro, área de acção da investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da UA.

A bióloga falava à Lusa a propósito da carta que esta semana a Comissão Europeia enviou aos ministros do Mar de 22 estados, incluindo o de Portugal, a pedir solução para as capturas acidentais de golfinhos e outros animais marinhos nas águas comunitárias.

“Escrevi aos ministros […] de 22 Estados-membros da UE sobre a questão das capturas acidentais de golfinhos e de outros animais marinhos nas águas da UE, especialmente no Golfo da Biscaia e no Mar Céltico, para instá-los a colaborar na busca de uma solução para esta situação”, indicou o comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, numa declaração publicada no “site” do Executivo comunitário.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu