Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Nascente” vai lançar festival de criação colectiva


Alberto Oliveira e Silva Segunda, 20 de Janeiro de 2020

A “Nascente”, Cooperativa de Acção Cultural de Espinho, vai activar uma iniciativa para um público jovem, que prevê dinâmicas de criação colectiva através de uma grande diversidade de linguagens artísticas e diferentes formatos. Terá a ambição de ser um espaço onde “tudo” pode ser feito “por todos”.

António Santos, presidente da colectividade, tem a expectativa de que seja possível começar a fazer nascer este “novo festival” já a partir de Fevereiro. Antecipa um projecto que será “itinerante no espaço e no tempo”, permanecendo no território espinhense “ao longo de um ciclo”.

Conhecida pela organização do “Cinanima”, a instituição aprovou um orçamento de cerca de 300.000 euros para o corrente ano, que visa dar sustentabilidade a um “ambicioso e exigente” plano de actividades, que prevê “o reforço da acção dos sectores mais directamente responsáveis pela dinâmica cultural”.

Anunciou que está a trabalhar para o que chama de “um refrescar de ideias e práticas” do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, visando apresentar, em Novembro, “um festival renovado”.

O líder da Nascente disse ao Diário de Aveiro que “há algumas ideias que estão a ser trabalhadas”, não podendo adiantar muito mais. Apenas salientou que o cinema de animação “é uma área muito específica”, havendo a vontade de “reafirmar” a qualidade dos profissionais e criadores que têm feito o sucesso do certame.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu