Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fogaceiras saem amanhã à rua


Alberto Oliveira e Silva Domingo, 19 de Janeiro de 2020

Santa Maria da Feira prepara-se para viver mais uma edição da Festa das Fogaceiras, a mais simbólica e a mais antiga festividade do concelho, que regista uma história de 515 anos. Centro de um programa comemorativo e de animação que mar­ca o mês inaugural do ano, cum­pre-se em plenitude a cada 20 de Janeiro.
O programa para o dia é marcado pela tradição, pelo orgulho comunitário e pelo fervor religioso. Marcado para as 10.30 horas, o Cortejo Cívico, participado por mais de 300 meninas fogaceiras, por autarcas e por personalidades do município e da região, seguirá dos paços do concelho para a Igreja Matriz, onde, meia-hora depois, começará a Missa Solene, durante a qual serão benzidas as fogaças.
O momento mais aguardado e concorrido acontecerá a partir das 15.30 horas, com a tradicional Procissão pelas ruas do centro histórico da cidade, que sempre atrai multidões.
A festa também é motivo para deixar fluir a criatividade dos santamarianos. Assim, a segunda-feira festiva ainda ficará marcada pelo Concurso “As Fogaceiras na Rua”, que apresentará, sob a forma de desenho, fotografia e vídeo, os olhares dos jovens – dos 15 aos 21 anos – sobre a tradição fogaceira, o ambiente do seu dia maior, assim como a evolução e vivência do centro histórico e dos seus recantos.
O certame, promovido pelo Ro­tary Club da Feira, decorrerá en­tre as 10.30 e as 17.30 horas, na Loja Interactiva de Turismo de Santa Maria da Feira, que se si­tua perto da Câmara.
Hoje e amanhã, entre as 10 e as 18 horas, a Praça Gaspar Moreira será palco para a 14.ª edição da exposição “Reinventar o Traje das Fogaceiras”. Jardins- de-infância, escolas básicas e instituições sociais do concelho mostram os 56 vestidos que produziram no âmbito desta iniciativa, que pede a recriação artística do vestido branco das fogaceiras com diversos materiais.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu