Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

É já este fim de semana que decorre a Festa em Honra do Mártir São Sebastião, no Bairro Sá-Barrocas, Aveiro


Sexta, 17 de Janeiro de 2020

Ao longo de três dias – 18 a 20 de janeiro - todos os caminhos irão dar à Capela da Nossa Senhora da Alegria. Como referenciado pelo Mordomo Tiago Vila Real à Rádio Soberania, este ano contou com uma comunicação ampliada às redes sociais, conseguindo alcançar um número bastante significativo de pessoas que, pelos números existentes, se espera ver traduzido em visitantes para uma festividade emblemática e de grande tradição.

 

Do programa, que se circunscreve à Capela, constam espetáculos protagonizados pelos grupos musicais Sons do Minho e Banda Europa, bem como dois momentos de maior solenidade e cariz religioso como a majestosa procissão, que sai à rua no domingo à tarde e a celebração eucarística, na segunda-feira, em honra do Mártir São Sebastião, combinando assim a vertente devocional com a diversão, num programa cuidado e preparado pela Mordomia Mártir São Sebastião.

 

As festividades iniciam amanhã (09h) com a tradicional arruada pelas ruas da cidade, passando pelas “zonas onde existem mais habitantes do Bairro de Sá” e “descendo até à Capela de Nossa Senhora da Alegria, onde se encontra o Mártir São Sebastião”, seguindo-se a Celebração da Palavra (17h30). O dia termina com um jantar de habitantes, ex-habitantes e nascidos no Bairro de Sá, que, como salientou o Mordomo Evaristo Silva, terá o seu ponto alto com a atuação do grupo musical Sons do Minho.

 

O segundo dia, 19 de janeiro (domingo), terá a componente religiosa, iniciando-se com a Eucaristia (15h) e Procissão em Honra do Mártir São Sebastião acompanhada pela Banda Amizade. Uma vez que o dia seguinte é dia laboral, este dia conta com uma novidade face a anos anteriores e que tem como objetivo atrair mais visitantes. Conforme citado por Tiago Vila-Real, uma vez que segunda-feira é dia laboral, a Mordomia optou por colocar o concerto da Banda Europa no período da tarde (17h30), servindo-se porco no espeto na zona da restauração.

 

Para o último dia dos festejos, 20 de janeiro (segunda-feira), reserva-se a Eucaristia por alma dos habitantes falecidos do Bairro, às 18h.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu