Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Museu privado conta a história de centenas de camisolas de futebolistas


Texto: Mário Pinto / Foto: Luís Filipe Coito Sexta, 17 de Janeiro de 2020

Imagine-se num espaço, com 50 metros quadrados numa parte de uma garagem de um condomínio fechado, rodeado de camisolas oficiais de jogadores que alinharam em equipas de futebol de vários clubes portugueses, europeus e internacionais. Imagi­ne-se nesse mesmo espaço a olhar à sua volta e recordar algumas dessas camisolas autografadas pelos principais ícones do futebol mundial como os casos de Ney­­mar, Ronaldo, Messi ou de outros que deixaram uma marca indelével no futebol mundial, designadamente Lampard (ex-jogador do Chelsea), Costinha (ex-jogador do FC Porto) ou de Pablo Aimar (Ex- SL Benfica).
Esse espaço de que falamos é o museu ‘MLP 8 Camisolas com História’, propriedade de Luís Paiva, de 46 anos, natural de Leiria, gestor comercial e ex-jogador de futebol nos campeonatos distritais de Leiria e Santarém.
A ‘montra’ mundial com algumas centenas de camisolas oficiais de futebolistas com história - como faz questão de dizer Luís Paiva-, começou a ganhar forma há alguns anos, depois do coleccionador, apaixonado pelo desporto rei (futebol), ter deixado de jogar futebol. Mas a dedicação e o empenho em criar um museu de camisolas com história - instalado numa parte da garagem da sua residência na Barreira, concelho de Leiria -, começou com mais afinco há três anos, quando decidiu que o projecto tinha ‘pernas para andar’ e começou a angariar camisolas oficiais (utilizadas pelos atletas durante os jogos ou as que lhe estavam atribuídas para os encontros), algumas centenas delas autografadas pelos atletas e registadas em fotografias com o coleccionar e os atletas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu