Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

A um mês do Carnaval, Estarreja já sente a energia da folia


Quinta, 16 de Janeiro de 2020

O Carnaval de Estarreja é hoje publicamente apresentado, numa sessão que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, da vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, e do presidente da Associação do Carnaval de Estarreja, Pedro Silva, além de Rui Pité (RIOT ), músico, produtor e DJ, e do cantor Nel Monteiro, ambos a integrar o cartaz da edição de 2020. Na sessão serão também anunciados os Reis do Carnaval de Estarreja de 2020.
Esperam-se muitos dias de intensa folia, naquela que é considerada uma das mais importantes festas do concelho, que mais pessoas mobiliza e que melhor projecta o território. A prová-lo, o facto do Carnaval começar a aquecer mui­to antes do Dia do Entrudo, em Fevereiro. O primeiro momen­to acontece já a partir do dia 18, com o Carnaval da Fantasia: “workshops” de samba, oficinas de construção de máscaras e visitas às sedes dos grupos carnavalescos. “O objectivo é que qualquer pessoa possa estar na primeira fila do Carnaval de Estarreja”, garante a autarquia, propondo, para o dia 18, a oficina de samba no pé, aberta a quem queira apren­­der a sambar para arrasar nos bailes de Carnaval.

Samba Fitness
Nos dois sábados seguintes (25 deste mês e 1 de Fevereiro), volta o Samba Fitness, que alia exercício físico aos ritmos quentes do Brasil, com a participação das escolas de samba.
Para os mais foliões, a oficina de construção de máscaras acontece a 8 e 15 de Fevereiro, uma sugestão também para as famílias que queiram passar uma tarde divertida e criar a sua máscara personalizada. No fim de semana de 7, 8 e 9, a Fábrica da Fantasia abre as portas para que os mais curiosos possam perceber como é feito o Carnaval. Figurinos, alegorias, músicas e coreografias são criados pelos elementos das cinco escolas de samba e sete grupos de folia, numa verdadeira máquina criativa que não pára de trabalhar.

Visitar os bastidores
do Carnaval
Em pleno mês da folia (dias 16, 21, 23 e 25 de Fevereiro) será também possível visitar o Camarim da Fantasia, no Sítio do Carnaval, um espaço de caracterização onde os visitantes podem criar um adereço, fazer uma pintura ou inventar partidas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu