Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Ser autarca é um acto de loucura”


Segunda, 13 de Janeiro de 2020

Em entrevista ao Diário de A­vei­ro, Jorge Almeida, presiden­te da Câmara Municipal de Águe­da, faz um balanço da primeira metade do mandato. Diz estar a ser um mandato mais intenso, porque o município se encontrava num patamar elevado e, para o manter, a intensidade do desempenho tem que estar à altura. Mas considera que tem sido conseguido. Deixa claro que a Saúde é uma das áreas onde a autarquia mais tem apostado, criticando a falta de investimento estatal na Saúde Pública.
Confessa que, por vezes, lhe apetece deixar o cargo, e não tem dúvidas que, actualmente, “ser presidente de uma câma­ra, é um acto de loucura”. Estas e outras questões, são abordadas, sem tabus, ao lon­go desta entrevista.

Diário de Aveiro: Estamos a meio do mandato. Qual o balanço que faz dos dois primeiros anos a frente do Executivo, sendo que já foi vere­ador, e agora, pela primei­ra vez, está a liderar o Executivo municipal?
Jorge Almeida: Naturalmente que existem diferenças entre ser vereador e presidente. Exis­te um conjunto de obrigações, enquanto presidente, que me impedem de fazer o que quero fazer e gosto, que é estar mais próximo das populações. Em termos de balanço, o que pos­so dizer é que este mandato tem sido mais intenso, sem dúvida. Tínhamos a noção que o município chegou a um ponto muito alto, e mais difícil é manter-mo-nos lá em cima. E isso tem implicado um trabalho mui­to intenso, mas creio que te­mos conseguido. Águeda con­­­tinua a ser uma referência num conjunto de situações, a última das quais foi num concurso mundial termos recebido uma menção de ouro em termos de cidade com boa qualidade de vida.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu