Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Comemorações dos 60 anos da fuga de Fortaleza de Peniche decorrem amanhã


Sexta, 03 de Janeiro de 2020

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, participa amanhã nas comemorações dos 60 anos da fuga do ex-líder comunista Álvaro Cunhal da Fortaleza de Peniche, enquanto prisão do Estado Novo, ocorrida a 3 de Janeiro de 1960.
A evocação da data, intitulada ‘Fuga Rumo à Vitória’, começa pelas 15h00 com uma visita guiada aos pontos fulcrais da fuga na Fortaleza de Peniche. Pelas 17h00, Jerónimo de Sousa, que em 2014 assistiu em Peniche à recriação da fuga por ocasião do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, participa agora na sessão solene evocativa dos 60 anos da fuga, no auditório do Edifício Cultural da Câmara de Peniche.
A fuga de Álvaro Cunhal e de mais nove companheiros é uma das 20 realizadas a partir do interior das prisões políticas do Estado Novo e constitui um dos episódios mais marcantes do combate à ditadura em Portugal. A fuga “exigiu uma longa preparação e uma eficaz coordenação entre os presos e os seus apoios no exterior”, refere o catálogo da exposição ‘Por teu Livre Pensamento’, patente desde Abril na Fortaleza de Peniche e que é uma antevisão do que virá a ser o futuro Museu da Resistência e da Liberdade.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu