Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Temos várias frentes de obra em curso”


Alberto Oliveira e Silva Quinta, 02 de Janeiro de 2020

Diário de Aveiro: Que investimentos/projectos concretizou nestes primeiros dois anos do mandato?

 

José Pinheiro: Procuramos alojar algumas obras importantes para o concelho nas “gavetas” e tipologias de financiamento do actual quadro comunitário. Penso que se fez uma boa negociação. Mantemos uma perspectiva alta em relação aos investimentos e temos várias frentes de obra em curso.

 

 

 

Quais?

 

Na área da educação, no início fizemos o mapeamento de qua­tro estabelecimentos de ensino, tendo decidido que era importante requalificar as escolas de Areias e de Macinhata, em S. Pedro de Castelões, e a Escola da Praça (Macieira de Cambra). Essas obras estão concluídas. Falta a EB 2,3 das Dairas, uma obra com acordo de colaboração com o Ministério da Educação, que ficou de co-financiar a parte do investimento que não tinha financiamento europeu. Ficou definido que a componente nacional era financiada a 50 por cento pelo município e a 50 por cento pelo Ministério da Educação. A obra está em curso; um investimento de dois milhões de euros, com financiamento comunitário de 85 por cento. Estamos a ver se conseguimos incluir a Escola de Vila Chã, que estava com um número de alunos abaixo do que seria desejável, mas que, neste momento, está com a lotação esgotada.

 

Ficaríamos com o parque escolar todo requalificado. Vamos ver se conseguimos arranjar algum apoio, porque esse investimento andará na ordem do 300.000 euros.

 

 

 

E quanto às redes de saneamento e de abastecimento de água?

 

Está em curso um investimento de 3,2 milhões de euros em água e saneamento. Essa obra está praticamente no seu término. A parte mais importante tem a ver com a repavimentação da Estrada Nacional 227, que foi uma exigência da Infraestruturas de Portugal. Es­ta empreitada vem reforçar a cobertura na freguesia de Rôge, em parte da freguesia de Macieira de Cambra e em par­te de S. Pedro de Castelões. Se­rá um alargamento considerável. É mais um grande investimento, num curto espaço de tempo. Falta fazer os testes finais e uns pequenos remates de conclusão.

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu