Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Helena Anacleto foi uma das 35 vítimas mortais em contexto de violência doméstica


foto: LFC e DR Quinta, 31 de Dezembro de 2020

Helena Anacleto, de 34 anos, foi uma das 35 vítimas mortais no País em contexto de violência doméstica este ano. A mulher, de nacionalidade brasileira, residia em Leiria e foi a 34.ª vítima. Morreu degolada com um x-acto, às mãos do companheiro, de 35 anos e da mesma nacionalidade, na noite da passada sexta-feira, dia 27.
Como noticiou o Diário de Leiria, o homicídio ocorreu na presença dos dois filhos da vítima, uma menina de dois anos e um menino de seis, na sequência de uma alegada discussão entre o casal, no apartamento onde residia, numa das torres do Centro Comercial Maringá, na cidade do Lis. O alegado homicida viria a ser detido e ficou em prisão preventiva.
Um dia depois, na noite de sábado, a morte de uma mulher, de 38 anos, em Cascais, traduziu-se na 35.ª vítima em contexto de violência doméstica no corrente ano. Um homem, de nacionalidade moldava, de 43 anos, é o suspeito de ter matado à facada a ex-companheira.
A 22 de Novembro, dados da Polícia Judiciária, divulgados pelo Governo, revelavam que até àquela data tinham sido mortas 33 pessoas em contexto de violência doméstica, nomeadamente 25 mulheres, uma criança e sete homens, tendo também havido um aumento de mais de 10 por cento (%) das ocorrências participadas à GNR e à PSP entre Janeiro e Setembro deste ano, além de uma subida de cerca de 23% nos atendimentos na rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu