Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Comerciantes iluminam rua como “mimo” de Natal a clientes e vizinhos


Alberto Oliveira e Silva Quarta, 30 de Dezembro de 2020

A união faz a força, diz-se. Neste caso, mais propriamente, a união trouxe a beleza à Rua Dr. Mário Sacramento, em Aveiro. Sete comerciantes da artéria juntaram-se e – literalmente – iluminaram-na, tendo também instalado um sistema de som, que vai debitando “música de Natal”.

Paulo Senos, da “Tabacaria 3E”, é o dinamizador desta iniciativa que teve início há cinco anos, então – como nos disse – com mais casas envolvidas.

“Foi um sucesso”, recordou, referindo-se ao primeiro ano, quando quem ali mora até disse que, em décadas, “nunca tinha visto coisa igual”. Salientou que a novidade fez com que muita gente parasse, tirasse fotografias e, no fundo, reparasse a sério na oferta comercial da rua. Está certo de que as lojas ganharam, então, “muitos novos clientes”.

 

Inspirado na realidade

da Venezuela

Paulo Senos sublinhou que a ideia lhe veio da realidade que viveu na Venezuela, onde esteve emigrado. Disse que, nesse país, a vivência da quadra assume foros de “loucura” positiva. Também com a comunidade comercial a fazer por dinamizar as artérias e zonas onde os estabelecimentos estão instalados. Concursos de presépios nas urbanizações é outra das marcas que recorda desse viver natalício em terras venezuelanas.

Dando conta de que, este ano, o orçamento para a dinamização da Rua Dr. Mário Sacramento aproximou-se dos 3.000 euros, verba assumida pelas casas aderentes, Paulo Senos acentuou que a iniciativa é, antes de tudo, “um mimo” e “um agradecimento” a clientes e vizinhos. “Não é para ganhar dinheiro”, enfatizou.

Lamenta que, de há três anos a esta parte, só tenham ficado sete comerciantes (ver caixa) no projecto, mas assegurou que o embelezamento da rua é para manter nos próximos anos. Assinalou que uma comerciante vizinha achou piada à iniciativa e já prometeu que vai tentar conseguir a adesão de outros estabelecimentos para a quadra natalícia de 2020.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu