Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Família militar “substitui” família de sangue na noite de Natal


Catarina Tomás Ferreira Sexta, 20 de Dezembro de 2019

República Centro-Africana. 24 de Dezembro de 2018. 180 militares do Regimento de Infantaria 14 estão em missão há três meses e só regressam em Março de 2019. Na rua estão 45 graus de temperatura e 90% de humidade. Esta é uma noite de consoada invulgar para os militares mas nem por isso deixa de haver o bacalhau, as batatas e as couves, à boa maneira portuguesa.
José Marques, alferes, 41 anos, passou assim o seu Natal no ano passado, longe da família de sangue, mas acompanhado pela família militar e com espírito natalício. Este foi o terceiro Natal que passou longe de casa. Os anteriores foram em 2016 e 2017, no Kosovo, onde o ambiente é completamente diferente. Mas já lá vamos.
Voltemos à República Centro-Africana, que mesmo estando a 5 mil quilómetros de distância de Portugal, não impediu que os militares tivessem uma refeição natalícia e alguns enfeites alusivos ao dia. “O calor familiar não o temos lá mas temos uma família, a família militar”, disse o alferes Marques, admitindo, contudo, que “não substitui o Natal em família”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu