Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Água aumenta cerca de 10% nos municípios do Pinhal Interior Norte


foto: Arquivo Sexta, 13 de Dezembro de 2019

A APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte, que agrega 11 municípios dos distritos de Leiria e Coimbra, vai aumentar o preço da água em cerca de 10% no início de 2020, foi ontem anunciado. O aumento prende-se com a correcção do défice tarifário dos 11 concelhos, que, no total, atinge os seis milhões de euros anuais, a que estão obrigados pela entidade reguladora, explicou o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, que lidera o conselho de administração, juntamente com as autarquias de Lousã e Penela.

"As tarifas vão aumentar em média 10% em todos os concelhos, embora nuns seja maior do que noutros, tudo dependendo do ajustamento que cada um tem de fazer para que o preço passe a ser igual em todos os 11 municípios", referiu o autarca, na apresentação oficial da APIN em Penela, onde está sediada. No entanto, os municípios vão manter o tarifário social e para famílias numerosas e instituições.

Segundo Humberto Oliveira, caso não houvesse esta agregação, os munícipes de cada concelho teriam de pagar mais pelo fornecimento de água e saneamento.

A APIN agrega os sistemas municipais de abastecimento público de água, de saneamento, de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (do distrito de Coimbra). Abrange uma área de quase 2.000 quilómetros quadrados em territórios de baixa densidade, habitados por 84 mil habitantes e com 65 mil alojamentos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu