Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

R5 Marine Solutions vence concurso PLATICEMAR


Quarta, 11 de Dezembro de 2019

A R5 Marine Solutions, uma empresa criada na sequência do trabalho de doutoramento de Márcia Lima, do Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro (UA), durante o qual, e com orientação do docente Carlos Coelho, desenvolveu “software” que prevê o avanço do mar e dá soluções para o deter, ganhou o concurso de ideias de negócio PLATICEMAR.

Totalmente composta por antigos estudantes do DECivil (além de Márcia Lima, compõem a empresa André Cardoso, Bruno Rocha – na foto – e André Monteiro) e com um protocolo de cooperação com a UA, a R5 Marine Solutions desenvolve estudos sobre as temáticas da erosão costeira e das alterações climáticas.

Numa altura em que aumentam as preocupações com a subida do nível médio do mar na cidade de Aveiro, a R5 Marine Solutions surge no mercado com soluções inovadoras de previsão da evolução da linha de costa e análises custo-benefício aplicadas a intervenções de defesa costeira, que têm como objectivo uma mais eficaz gestão do Litoral.

A empresa é a única entidade privada a poder usar o COAST - Coastal Optimization Assessment Tool. Trata-se de um “software” desenvolvido por Márcia Lima para “responder às necessidades emergentes do mercado, no caminho por uma gestão mais sustentável e eficaz do Litoral”. O COAST pretende “ajudar não só os cientistas a estudarem a erosão costeira, como também auxiliar os responsáveis pela protecção da costa na escolha da melhor estratégia para prevenir cenários catastróficos”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu