Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Meter a mão na massa para fazer a broa de milho e evocar os tempos antigos


Alberto Oliveira e Silva Domingo, 08 de Dezembro de 2019

“Vim recordar os tempos antigos!”. Maria Isaura Mota, moradora no Parrinho, em S. João da Madeira, mas natural de Guisande, no concelho de Santa Maria da Feira, foi uma das participantes na segunda edição do Ciclo do Pão que o município lançou após a inauguração, a 12 de Outubro passado, do moinho requalificado e da edificada Casa do Forno, no Parque do Rio Ul.

Este ciclo, que proporciona visitas aos equipamentos e também à Casa da Eira, inclui uma oficina de produção de broa de milho. O acesso às actividades é gratuita, mediante marcação.

Maria Isaura Mota evocou os tempos de menina e moça, quando fazia o pão para o pai e cinco irmãos. “Ficava bem bom”, assegurou. Mostrou-se agradada não só com esta iniciativa, mas também com o moinho e o forno. “Isto está muito bonito; é uma coisa especial”, salientou ao Diário de Aveiro.

Vera Neves, engenheira ambiental ao serviço da Câmara Municipal sanjoanense, acentuou que o processo seguirá em crescendo: as quartas-feiras estão reservadas para visitas e fruição dos alunos das escolas da cidade – havendo já pedidos de estabelecimentos de ensino de outros concelhos – e o primeiro sábado de cada mês está reservado para o público em geral, para grupos com uma dezena de pessoas – um de manhã e outro à tarde.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu