Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter sentido na ilha do Faial


Quarta, 27 de Novembro de 2019

Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha do Faial, adiantou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

De acordo com a entidade, o sismo foi registado às 02:53 locais (mais uma hora em Lisboa), com magnitude 3,8 na escala de Richter e epicentro a cerca de 31 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial. "De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo e Castelo Branco (concelho da Horta, ilha do Faial)", prossegue o CIVISA.

O sismo foi ainda sentido com intensidade III/IV em Cedros e Salão e intensidade III em Pedro Miguel e Angústias, freguesias da Horta. A zona oeste do Faial está a registar desde o começo de Novembro “um ligeiro incremento” da actividade sísmica, com todos os eventos “com epicentro no mar”, explicou à agência Lusa o presidente do CIVISA. “É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de Novembro, sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da actividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha”, adiantou no início do mês Rui Marques, acrescentando que "este é o terceiro incremento da actividade sísmica neste sector este ano".


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu