Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Papa denuncia exploração sexual de mulheres e crianças no primeiro discurso na Tailândia


Quinta, 21 de Novembro de 2019

O papa Francisco denunciou hoje que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos para o turismo sexual.

Francisco, que chegou na terça-feira a Banguecoque, mas só hoje iniciou a agenda oficial com a visita à sede do Governo, quis reconhecer também "os esforços" das autoridades tailandesas "para acabar com este flagelo, bem como todas as pessoas e organizações que trabalham incansavelmente para erradicar este mal e oferecer um caminho de dignidade".

Embora o chefe da Igreja Católica não tenha nomeado especificamente a exploração sexual de mulheres e crianças, sobretudo pelos turistas no país, este negócio representa ainda entre 2% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB), apesar da grande redução registada nos últimos anos, de acordo com relatórios recentes.

Algumas organizações não-governamentais (ONG) no país apontaram que mais de 60 mil crianças são exploradas sexualmente na Tailândia todos os anos e cerca de 300 mil mulheres estão em redes de prostituição, apesar de actividade ser proibida no país.

Estas mulheres e crianças são sobretudo oriundas do Camboja, Vietname e Laos.

Perante as autoridades do país e depois de um encontro com o primeiro-ministro tailandês, o general Prayuth Chan-ochoa, o papa também se referiu ao fenómeno da migração que garantiu representar "pelas condições em que se desenvolve (...) um dos principais problemas morais que enfrenta a actual geração". "A crise migratória não pode ser ignorada", destacou. "A própria Tailândia, conhecida pelo acolhimento de migrantes e de refugiados, enfrentou esta crise devido à trágica fuga de países vizinhos", acrescentou o papa.

A ONG Human Rights Watch e o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) denunciaram as condições dos paquistaneses cristãos e dos da minoria muçulmana ahmadi, que fugiram do país por serem perseguidos pela fé que professam e aos quais a Tailândia nega o estatuto de refugiado.

Por isso, Francisco pediu à "comunidade internacional que actue com responsabilidade e previsão, para que possa resolver os problemas que levam a este êxodo trágico, e promova uma migração segura, ordenada e regulada". "Oxalá que cada nação elabore mecanismos efectivos para proteger a dignidade e os direitos dos migrantes e refugiados que enfrentam perigos, incertezas e exploração na busca de liberdade e de uma vida digna para as suas famílias", sublinhou.

O papa não fez qualquer referência à pena de morte vigente no país e que a Igreja Católica rejeita energicamente. No discurso perante o primeiro-ministro, várias centenas de autoridades e o corpo diplomático acreditado na Tailândia, Francisco elogiou as eleições, realizadas em Março passado, nas quais foi reeleito Prayut Chan-ocha, que liderou o golpe de Estado de 2014, por significarem "um regresso ao normal processo democrático" e "a coexistência pacífica entre os numerosos grupos étnicos do país".

Francisco insistiu também na necessidade de se "trabalhar para que as pessoas e das comunidades possam ter acesso à educação, a um trabalho digno, a assistência sanitária e, deste modo, atingir os mínimos indispensáveis de sustentabilidade que permitem um desenvolvimento humano completo".


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu