Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Novo livro da Nobel da Literatura chega às livrarias em edição reforçada


Sexta, 25 de Outubro de 2019

Um novo livro da escritora polaca Olga Tokarczuk, vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 2018, chegou este mês às livrarias em edição reforçada, trazendo uma história que é um misto de 'thriller' psicológico e efabulação macabra. “Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos”, editado pela Cavalo de Ferro, e traduzido directamente do polaco por Teresa Fernandes Swiatkiewicz, tinha data prevista de publicação no dia 14 de Outubro, mas o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura à autora, no dia 10, levou a editora a reforçar as edições, ainda antes de o livro chegar às livrarias. “Pese a tiragem já razoável (2.500), tendo em conta o excelente comportamento do 'Viagens' [anterior livro da escritora editado em Portugal, que venceu o Prémio Internacional Man Booker 2018], claro que esta não chegava para satisfazer os pedidos que choveram do mercado. No dia do anúncio foi de imediato dada a ordem para reimprimir mais 5.000 exemplares”, contou à Lusa fonte da editora.

A primeira edição do livro “Viagens” saiu em Março de 2019, com 2.000 exemplares, aos quais a editora acrescentou mais mil, logo em Junho, o que se deveu às “excelentes vendas”, impulsionadas pelo prémio Booker.

Para este mês já estava agendada uma terceira edição, mas com o anúncio do Nobel, a Cavalo de Ferro decidiu aumentar a tiragem da reedição para 5.000 exemplares. “Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos”, que foi finalista do Prémio Booker Internacional este ano, pode ser lido como um policial negro, porque parte de um mistério e da sua investigação, mas vai mais fundo, explorando de “forma provocadora” temas como o ambientalismo e o catolicismo, o que gerou “grande controvérsia no seu país [da escritora], sobretudo por parte dos sectores mais conservadores da sociedade”, explica a editora. “Sob a forma de 'thriller' psicológico e efabulação macabra, este é um romance irónico e apaixonado sobre os direitos dos animais, a responsabilidade do homem sobre a natureza, assim como uma exploração da ténue fronteira entre sanidade e loucura, justiça, tradição e fé religiosa”, acrescenta.

A história passa-se numa remota aldeia polaca, onde a excêntrica Janina Duszejko, professora reformada, divide os seus dias a traduzir a poesia de William Blake e a observar os sinais da astrologia, fazendo por manter-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere. No entanto, a pacatez dos seus dias vê-se interrompida quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local.

Certa de encontrar respostas, Janina decide lançar-se na investigação do caso, chegando a uma estranha teoria que espalhará o terror pela comunidade.

Na primeira declaração oficial da autora, depois de ter tido conhecimento de que ganhara o prémio Nobel, Olga Tokarczuk falou de algumas das questões que a preocupam no mundo actual e nos desafios que se colocam aos escritores. “Muitas vezes questiono se é sequer possível descrever o mundo, ou se já somos demasiado impotentes perante a sua forma cada vez mais fluída, a dissolução de pontos fixos e o desaparecimento de valores”, afirmou.

Olga Tokarczuk é autora de obras assentes no passado do seu país e tem sido duramente criticada pela direita, na Polónia, tendo já sido ameaçada de morte e obrigada a ter protecção de guarda-costas, contratado pela sua editora local.

Aquela que, para a Academia Sueca, responsável pela atribuição do Prémio Nobel da Literatura, é a “grande obra” da escritora até ao momento é o “impressionante” romance histórico “Os Livros de Jacob”, publicado em 2014 e ainda sem edição em português.

Em Portugal encontram-se apenas publicados “Viagens” e “Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos”.

Nascida na cidade polaca de Sulechów, em 1962, filha de dois professores, Olga Tokarczuk formou-se em psicologia e publicou o seu primeiro livro em 1989, uma colectânea de poesia.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu